Secretaria da Saúde realiza reunião de planejamento

Na quinta-feira (09), a Secretaria da Saúde de Saudades esteve realizando, na parte da tarde, uma reunião de planejamento, para discutir ações do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Assim, na parte da tarde, as Unidades de Saúde do Centro, do Bairro Laje de Pedra e do Distrito de Juvêncio estiveram fechadas.  “Toda equipe esteve reunida, fazendo uma avaliação interna, para mandarmos um relatório das ações para o Ministério da Saúde, prevendo as melhorias e acesso à saúde básica da população”, destaca o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus.

Agora, com o relatório concluso, este será enviado para análise e, dentro de dois a três meses, os técnicos do ministério devem vir ao município para fazer a avaliação externa. “Esta avaliação acontece nas Unidades de Saúde e também com os usuários do Sistema Único de Saúde, o que é algo importante, pois a gente também pode ver junto à população como estão os andamentos na área da saúde no nosso município”, completa Zé Ricardo.

Com isso, a Secretaria da Saúde de Saudades aumenta ou diminui a quantidade de recursos recebidos do Governo Federal. “Depende da nota que atingirmos junto ao Ministério da Saúde, por meio da nossa avaliação interna, que foi feita com muito cuidado, e também da avaliação externa. Não é um valor tão elevado, mas obviamente, todo centavo que vier, cai em terra boa, que dá frutos, e é por isso que sempre torcemos e trabalhamos para que a avaliação seja da melhor forma possível, sempre fazendo-a com muita responsabilidade”, concluiu Zé Ricardo.