CEI Pequeno Príncipe desenvolve projeto de horta suspensa

Pensando em inovar e regulamentar as aulas do CEI Pequeno Príncipe, a Secretaria de Educação do Município criou um plano piloto, incorporando além das aulas regulares e de Educação Física, as aulas de Arte, Informática e Educação Ambiental e Sanitária.

Nas Aulas de Educação Ambiental e Sanitária, o objetivo é conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente. Para atingir este objetivo, são realizadas aulas práticas, com brincadeiras e ludicidade.

Dentre estas, podemos destacar a implantação da horta suspensa, que teve por objetivo o reaproveitamento de materiais e espaço, além de incentivar uma alimentação saudável aos alunos. Após o plantio, pode-se observar a alegria das crianças ao verem suas plantinhas crescendo, além de haver uma melhor aceitação na hora do lanche das verduras. Isso se deve ao fato de elas saberem que estão comendo as plantas que eles mesmos plantaram.

Percebe-se também a visão diferenciada que elas apresentam com relação ao cuidado com as plantas, pois aprendem que para a planta crescer bonita é preciso regar, ter sol e muito cuidado.

De acordo com a professora Eloisa Donna, responsável pelo trabalho, “é gratificante ver as crianças felizes com suas plantas, eufóricas por elas estarem grandes e saborosas. Espero que este trabalho traga bons resultados e que eles transformem estes pequenos em seres conscientes de seu papel no meio ambiente e que cuidem dele para termos uma sociedade ainda melhor”.