Proerd inicia aulas em Saudades

Teve início na quarta-feira (02), as aulas do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município de Saudades. As aulas são ministradas pelo soldado Cavalheiro, de Chapecó, sendo que são feitos dois encontros semanais, de 45 minutos cada.

Pela manhã, a aula aconteceu na EEB Rodolfo Foss, no Distrito de Juvêncio. À tarde, o encontro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). As aulas são ministradas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Conforme o soldado Cavalheiro, o objetivo das aulas é fornecer conhecimentos às crianças, para que não se envolvam com as drogas. “O objetivo do Proerd é capacitar os alunos para eles resistirem às drogas e à violência, além das pressões diárias que os mesmos são expostos”, explica.

O curso é uma parceria entre famílias, escolas e Polícia Militar, com o apoio da Secretaria da Educação e da Administração Municipal. O Proerd surgiu no ano de 1989 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Atualmente, o Programa está presente em 58 países no mundo. No Brasil, o Proerd chegou em 1992.

Conforme o soldado Cavalheiro, serão, ao todo, 11 encontros de capacitação, mais um encontro onde será feita a formatura dos alunos. Em Saudades, ao todo, participam cerca de 130 alunos dos dois colégios.

Para a Secretária de Educação, Zeli Vergues Stein, o curso é uma oportunidade de os alunos adquirirem conhecimento sobre o perigo das drogas. “É uma ação voltada à prevenção, ou seja, algo que a administração propõe, à exemplo do Programa Primeiros Passos, que visa ações preventivas para a formação das nossas crianças”, conclui.