Administração avalia nove meses de governo

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, juntamente com o vice Osmar Prestes (Sadan), quando assumiram a administração, primeiramente fizeram um planejamento das prioridades do município.

Conforme o prefeito, para este ano foram definidas três prioridades: uma delas é focada na educação infantil do município. Como a maioria das famílias do meio urbano trabalha e têm filhos, elas precisam deixar as crianças na creche e, para isso, as creches e Centros de Educação Infantil começaram a funcionar em tempo integral, passando de 8 horas para 12 horas, sem fechar ao meio-dia.

No sábado (05), será lançado o Programa Primeiros Passos, que tem como finalidade potencializar o conceito de formação humana e escola pública, através de uma ação integrada e articulada entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

O prefeito Danie aponta que essa é uma das grandes prioridades da administração e a meta é ter espaço próprio para acolher todas as crianças, pois atualmente, alguns locais onde funcionam os CEI’s são locados. Ainda, um dos objetivos é potencializar a formação de profissionais, para trabalhar a educação com excelência.

Nas creches e berçários, são oferecidos atendimentos psicológicos e pediátricos, pois a pediatra em vez de estar no posto está nas escolas e, com isso, já foram identificados vários problemas de saúde. “Isso demonstra o comprometimento com as famílias e as crianças, pois somente neste ano, o número de atestados nas empresas já diminuíram, pois as crianças estão sob cuidados dos professores e profissionais da saúde”, acrescenta Daniel.

Daniel disse que a educação infantil não pode parar as atividades, por isso foi realizado um planejamento. “Com isso não causamos transtornos e prejuízos às famílias saudadenses”, relatou.

Neste ano, as aulas tiveram início no dia 08 de janeiro, e a meta para o próximo ano é não fechar as creches durante o período de férias. Segundo o prefeito, talvez não serão necessárias todas as creches ficarem de portas abertas, mas serão mantida duas ou três para atender a demanda. “O objetivo é que as creches sejam um espaço educativo e não um depósito de crianças”, enfatizou.

Outra demanda é no setor da Saúde. O prefeito falou que um grande problema era a contratação de médicos, pois os mesmos vinham para o município, mas ficavam por pouco tempo. Neste ano, foi construído junto com os médicos, um planejamento da saúde.

Hoje, o município conta com três clínicos gerais, uma pediatra e uma médica através do programa Mais Médicos; ela já está no município, aguardando a liberação do registro profissional. A partir de janeiro de 2014, será contratado um ginecologista, fisioterapeuta e uma psicóloga. Segundo Daniel, o objetivo é ter médicos para atender a demanda do posto de saúde e também as visitas domiciliares.

No programa Primeiros Passos, o setor da saúde tem um papel fundamental na orientação das famílias. O prefeito lembra que é necessário resolver os problemas crônicos de forma gradativa, pois até final do mês de agosto foram realizadas e atendidas mais de 18 mil consultas. A meta da Secretaria da Saúde é atender todos os munícipes, mas ao mesmo tempo fazer um trabalho preventivo.

Conforme o prefeito, a ideia do programa é articular as áreas da educação, da saúde e da assistência social; o Primeiros Passos será voltado às gestantes e crianças até 10 anos, mas neste primeiro momento, está sendo chamada toda a sociedade para a inserção social. O prefeito cita que as crianças que frequentam as creches são em função de os pais trabalharem o dia todo; às vezes, crianças de famílias mais carentes, que necessitariam de um cuidado especial, acabam ficando em casa. O setor da Assistência Social e o Conselho Tutelar vão ir em busca destas crianças para prestar o atendimento necessário a elas.

A terceira prioridade é no setor da Infraestrutura. Desde o início do ano, foram feitos grandes investimentos em maquinários, pois o município tem 24 comunidades no interior. Já foram adquiridos, neste ano: trator de pneus, caminhão caçamba, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador, motoniveladora, entre outros. Alguns dos equipamentos já foram entregues e outros serão entregues até o final do ano.

A administração quer  trabalhar em cada setor com um programa articulador. Será criado um programa para cuidar a situação das estradas e na infraestrutura da cidade vai ser mobilizada a sociedade.

No setor da Agricultura, foi reformulado o programa dos bônus – os pagamentos foram colocados em dia, foi criada uma política de incentivo de terraplenagem para todos os munícipes. “Diminuímos os convênios neste ano, apenas mantemos convênios com o hospital e a Apae. Já nas festividades, estão sendo feito parcerias, estamos auxiliando na melhoria da infraestrutura”, relatou Daniel.

No setor da habitação, a administração está incentivando empresas privadas na construção de loteamentos, através do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, pois a administração tem apenas um loteamento público e, como está localizado próximo ao Rio Saudades, devido a este fator, não consegue a liberação ambiental. 

O prefeito ainda ressaltou que já existem planejamento para várias melhorias para Saudades, entre elas o asfalto até a Hípica (através de recursos do Fundam), construção de escolas, quadras, creches, aquisição de ônibus, entre outras.

 

Avaliação

Daniel Kothe avalia que os primeiros nove meses frente à administração foi um período de muito trabalho, para conseguir estabelecer e executar as prioridades.

O prefeito relata que a primeira dificuldade enfrentada quando assumiu em janeiro, foi com relação ao estado do maquinário do parque do DMER. Como a grande maioria das máquinas estavam todas em estado precário, foi necessário estabelecer um cronograma de trabalho, com a reforma gradativa dos equipamentos, dentro dos limites orçamentários. Daniel fala que foram investidos mais de R$ 400 mil na reforma dos equipamentos e hoje, 100% dos maquinários estão funcionando.

Ele ainda lembra que foi criado uma política de manutenção preventiva no setor do DMER. Outra dificuldade enfrentada foi com os funcionários, pois todos estavam com férias e licença vencidas, então foi preciso regularizar esta situação. No final de 2012, foi aprovado o projeto de pagamento de insalubridade e hora-atividade dos professores. “Além de nós ampliarmos o horário de atendimento de 8 h para 12 h nas creches, tivemos que contratar mais professores. Isso gerou um impacto no orçamento, porque não estava previsto, já que foi aprovado no mês de novembro. Mas com planejamento, conseguimos implantar o atendimento integral e manter a hora-atividade dos professores. Para 2014 já estamos com tudo equilibrado”, enfatizou.

 

Parceria com a Câmara de Vereadores

Outro ponto que o prefeito Daniel destacou foi a parceria com a Câmara de Vereadores do município, pois existe uma harmonia e uma única lógica de trabalho. Daniel lembra que os vereadores da base estão em seu primeiro mandato. Já com os vereadores da oposição, a administração tem buscado o diálogo, visando desenvolver um trabalho em prol de Saudades. 

 

Matéria:

Franciele Borges

Jornalista – Reg. MTE 4677 – SC