Saudades abre sala de situação para combate à Dengue

Na manhã da quarta-feira (05), a Secretaria de Saúde de Saudades realizou, na Câmara de Vereadores, a abertura da sala de situação para efetivar o combate à Dengue no município.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, enfermeira Marina Lunardi, responsável pela Vigilância Sanitária Varnise Kipper, representantes da Vigilância Sanitária do Estado, e representantes dos setores organizados da sociedade e empresas saudadenses.

De acordo com a enfermeira Marina Lunardi, essa sala de situação é uma exigência da Vigilância Sanitária estadual. “Saudades é considerado um município infestado então o Estado recomenda aos municípios nessa situação formarem essas salas de situação contra a Dengue”, explica.

Durante os encontros, que são mensais, são repassadas informações e feito um planejamento para o combate ao Aedes aegypti. O foco deste encontro foi a discussão de ações para o Dia dos Finados. “No inverno, como o mosquito não se reproduz em temperaturas baixas, os focos diminuíram. Mas já foram encontrados focos novamente, nessa semana e isso é bem preocupante”, afirma.

Marina destaca que é importante a colaboração de toda a comunidade para combater a Dengue. “Por isso, instalamos essa sala de situação. Cada entidade vai envolver um grupo ou a sua empresa para estamos combatendo o mosquito e não termos uma epidemia na cidade”, conclui a enfermeira.