Secretário Zé Ricardo fala sobre atrasos do Estado nos repasses de recursos para a Saúde

O Secretário da Saúde de Saudades, José Ricardo Ternus, nesta semana, traz a público um esclarecimento a toda a população do município. De acordo com ele, não só o município de Saudades, mas todos os municípios do estado de Santa Catarina estão sofrendo com o atraso no repasse de recursos para a área da Saúde, que é obrigação constitucional do estado.

Conforme explica, a queda de receitas nos municípios e o atraso no repasse de recursos estão fazendo com que a Secretaria tenha algumas dificuldades. “Nós temos que cumprir com o atendimento à saúde básica, e isso o município está conseguindo fazer. Para tanto, temos um co-financiamento do estado e da União. O estado de Santa Catarina não está conseguindo cumprir com esse compromisso desde março, ou seja, de lá pra cá não recebemos nenhuma parcela”, afirma Zé Ricardo.

O Secretário afirma que, em função disso, alguns serviços estão sendo reduzidos, para que a Secretaria consiga fechar as contas no ano. “Como é fim de exercício, precisamos fazer um esforço gigante. O acesso continua sendo dado a todas as pessoas, com consultas, medicação, encaminhamentos necessários e urgentes. Vamos continuar com o atendimento em horário normal na Secretaria da Saúde, mas essa dificuldade financeira nos atrapalha um pouco”, completa.

Zé Ricardo lembra ainda que o Conselho de Secretarias Municipais da Saúde de Santa Catarina (Cosems-SC) divulgou uma nota esclarecendo essa situação. “O Cosems estará fazendo uma mobilização a nível de estado para esclarecer a população, pois normalmente as pessoas vão buscar atendimento onde é mais próximo, ou seja, no seu município, e não conhecem a real situação”, conclui o Secretário.