Dois focos de mosquito Aedes aegypti são encontrados no município

A Secretaria de Saúde de Saudades, por meio do Setor de Vigilância Sanitária e do Programa de Combate à Dengue, informa a todos os munícipes que nesta semana, foram confirmados dois focos do mosquito Aedes aegypti no município.

As larvas do vetor da doença foram encontradas em armadilhas que são fiscalizadas semanalmente. “As larvas foram encontradas no Centro e próximo ao Bairro Belvedere. Pedimos, assim, que todas as pessoas estejam verificando seus terrenos, eliminando locais com água parada, pois são possíveis criadouros do mosquito”, destaca a responsável pela Vigilância Sanitária, Varnise Kipper.

De acordo com ela, encontrar o mosquito da Dengue nesta época de inicio de primavera é preocupante, pois ainda não é auge do período de calor. “Estamos apenas em outubro, e basta aparecer alguém doente para que este mosquito possa contaminar diversas pessoas. Sabemos que sua proliferação é rápida e que o mosquito está cada vez mais resistente, mais adaptável, e hoje até em água suja pode estar se proliferando. Então, pedimos que todos se mobilizem, que todos se emprenhem e que estejam ajudando, tomando esses cuidados em casa, no trabalho e em nossa cidade”, alerta Varnise.

Cuidados devem ser redobrados com a chegada do Dia dos Finados

A Secretaria da Saúde está realizando a campanha de Dia dos Finados, a fim de que todas as pessoas que forem levar vasos de flores, plantas, e demais arranjos no cemitério, estejam levando objetos sem embalagens plásticas, pois as mesmas acumulam água.

Caso opte por usar embalagem plástica, a orientação é de que as mesmas sejam perfuradas, verificando para que realmente não acumulem água. “Enfim, qualquer objeto que for levado ao cemitério não deverá acumular água” resume a enfermeira Marina Lunardi.

Do sábado até a terça-feira (29/10 a 0111), equipes compostas por Clubes de Serviço e entidades do município estarão posicionadas nas entradas do cemitério municipal, orientando as pessoas quanto aos cuidados que devem ter.

A escala de trabalho dos grupos de voluntários será a seguinte: Sábado parte da manhã –  Leo Clube; à tarde – Casa da Amizade. Domingo pela parte da manhã – Lions Club; à tarde – Rotary. Na terça-feira – Rotaract. Durante todos os dias, o Corpo de Bombeiros, juntamente com os Bombeiros Voluntários, estarão na entrada do cemitério orientando a população.

“Informamos e lembramos a todos que, após o Dia de Finados, assim que chover, uma equipe estará realizando um trabalho de fiscalização do cemitério para verificarmos quais vasos, plantas, embalagens ou objetos estão acumulando água. Os que estiverem inadequados serão recolhidos e destruídos, pois não podemos correr o risco de termos criadouros do mosquito Aedes aegypti, uma vez que somos considerados um município infestado. Agradecemos ainda a todos os participantes da Sala de Situação que, juntos, unindo ideias e trabalho, estão engajados na luta contra o vetor causador não apenas de Dengue, mas sim Zika Vírus e Febre Chikungunya”, conclui Marina.