Casa Familiar Rural realiza 2º encontro do Projeto Sucessão Familiar

A Casa Familiar Rural de Saudades realizou, na sexta-feira (28), o 2º encontro para debater e apresentar o Projeto Sucessão Familiar na Propriedade, desenvolvido pela entidade em parceria com a Administração Municipal e com o apoio da Cooperitaipú, Sicredi e Ceraçá.

O evento aconteceu no salão de Linha Taipas, iniciando pela manhã, com a presença de pais, professores, alunos e autoridades. Prestigiaram o encontro, o presidente da Associação da CFR de Saudades, Pedrolino José Wickert; o prefeito Daniel Kothe; o presidente da Arcafar-SC, Alexandre Schuh; prefeito de Pinhalzinho Fabiano da Luz; diretor da CFR Alison Ivonei Hoss; coordenador pedagógico da Arcafar Sul José Luiz Lorenzini; Zenaide Kunrath, representando a Gerencia de Educação do estado de Santa Catarina; a diretora da EEB Rodrigues Alves Rosilene Mohr; a Secretária da Educação de Saudades Zeli Stein; os deputados estaduais Dirceu Dresch e Luciane Carminatti e os representantes das empresas que apoiam o projeto – João Carlos Bilibio (Ceraçá), Martinho Sehn (Sicredi) e Arno Pandolfo (Cooperitaipú).

Durante a programação, foi inicialmente exibida a reportagem veiculada pelo programa Globo Rural, sobre a Casa Familiar Rural de Saudades. Após o pronunciamento das autoridades, aconteceu uma palestra com Erno Menzel, do Senar-SC, sobre Relacionamento intra e interpessoal e resolução de conflitos.

De acordo com o Diretor da CFR, Alison Ivonei Hoss, este projeto trabalha com alunos, ex-alunos e familiares, focando a importância da permanência dos jovens na agricultura. “Fizemos alguns levantamentos com um diagnóstico de possíveis melhorias que podem ser feitas na propriedade como também a melhoria da relação entre pais e filhos, que hoje é um dos grandes problemas encontrados na permanência do jovem na propriedade”, destacou.

Também o presidente da associação da CFR, Pedrolino Wickert, enalteceu a importância do evento. “Hoje, os pais e os filhos puderam sentir que é preciso o diálogo na família. Estamos preocupados, pois a agricultura irá cada vez mais se enfraquecer, se não for feito um bom trabalho para que os jovens permaneçam na agricultura”, pontuou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, disse do importante trabalho realizado pela Casa Familiar Rural de Saudades e destacou o apoio prestado pela administração municipal. “A sucessão familiar, o debate em torno da produção dos alimentos sempre é muito importante e sempre é atual, pois os meios e os modos de produção avançam constantemente. Discutir a sucessão familiar e todos os desafios sempre é necessário que seja feito ligando isso à qualidade de vida das pessoas. E aqui na nossa região, temos muito forte a questão da agricultura familiar. A Casa Familiar Rural de Saudades proporcionou grandes avanços e hoje tem um grande reconhecimento em todo o país, sendo um modelo, e isso nos enche de orgulho e mostra que a nossa parceria está dando certo”, concluiu.