Rotary Clube de Saudades recebe visita do presidente do Disaster Aid International

O Rotary Clube de Saudades recebeu, na última sexta-feira (18), a visita do presidente do Disaster Aid International, David Langworthy e sua esposa, ambos da Austrália. Acompanharam os representantes da entidade, membros do Rotary Clube de Chapecó.

Estiveram recepcionando os visitantes, o prefeito Daniel Kothe, o presidente do Rotary de Saudades Odair Steinbach, além de membros do clube e representantes da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

De acordo com o presidente do Rotary Clube de Saudades, Odair Steinbach, o intuito é instalar uma base de equipamentos salva-vidas e de emergências no município de Chapecó, por intermédio da Disaster Aid International. “Essa base atenderá todas as cidades que porventura possam ser afetadas por algum tipo de intempérie natural. Esse fundo tem base em alguns países do mundo, sendo que foi fundado na Austrália, contando com equipamentos à disposição para reação imediata às catástrofes”, afirma.

A ajuda diz respeito ao planejamento de ações e também auxílio psicológico, além de ajuda de emergência no salvamento de vidas. Conforme Odair, Chapecó foi escolhido como local de implantação pelo fato de o Oeste Catarinense registrar maior incidência de catástrofes naturais. “E, claro, também porque o Rotary de Chapecó puxou a frente, participando de eventos internacionais e está agora com essa parceria. A Disaster Aid esteve aqui e provavelmente já teremos uma definição do que será disponibilizado à nossa região nos próximos dias”, completa Odair.

A Disaster Aid International destaca-se hoje, no mundo, sendo reconhecida inclusive pela ONU, como uma das entidades mais rápidas que atuam em desastres naturais, estando entre as três primeiras colocadas no quesito eficiência. A organização mantém sedes na Austrália, Malásia, Reino Unido e Irlanda, Estados Unidos, Índia e Nova Zelândia.