LIRAa mapeia perímetro urbano do município

A Secretaria de Saúde de Saudades, preocupada com o problema da dengue no município, está desenvolvendo uma série de atividades com o intuito de eliminar locais de água parada, que são criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Por isso, nesta semana, foi realizado no perímetro urbano o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). A equipe de combate à Dengue, composta pela Vigilância Sanitária, agente de combate às endemias e Agentes Comunitários de Saúde estiveram visitando casas e empresas, fazendo um levantamento sobre a situação no município.

Conforme o Secretário de Saúde José Ricardo Ternus, essas informações são necessárias para o desenvolvimento das demais ações para combate à Dengue. “Na semana que vem, vamos ter um resultado deste trabalho e vamos saber onde o problema é maior, fazendo com que a comunidade continue nos ajudando, com foco principalmente na prevenção”, afirma.

Neste próximo sábado, dia 26, a Secretaria de Saúde, por intermédio da Sala de Situação, estará vistoriando o cemitério municipal, eliminando objetos que acumulem água e recolhendo os mesmos. “Na véspera do Dia dos Finados já foi feito um trabalho de conscientização e verificação. Mas precisamos ter claro que isso não pode criar um problema de saúde pública. Já foi divulgado que, se houver alguma possibilidade de haver água parada, vamos passar e recolher o objeto”, completa Zé Ricardo.

A atividade terá a participação dos Clubes de Serviço e empresas que fazem parte da Sala de Situação, com início previsto para as 15 horas.