Alistamento Militar pode ser feito online

O Exército Brasileiro está promovendo, desde o ano passado, o Alistamento Militar Online. O Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL) que foi implantado em janeiro de 2016, possibilita aos cidadãos realizarem o seu próprio Alistamento Militar.

Para isso, basta acessar o site  www.alistamento.eb.mil.br e fazer o preenchimento dos dados solicitados.

O Alistamento Militar deve ser realizado por todos os jovens brasileiros, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30 junho do ano em que completar 18 (dezoito) anos de idade, e concorrer à seleção no mesmo ano para prestação do Serviço Militar nas Forças Armadas. 

Quem se alistar entre 1º de julho e 31 e dezembro, estará fora do prazo, pagará multa prevista em lei e concorrerá à seleção do próximo ano.

Os documentos necessários para o Alistamento Militar Online são:

– Certidão de Nascimento; ou

– Certidão de Casamento;

– Registro Geral (Identidade) ou

– Documento de Nacionalização (nascidos no exterior); e

– CPF (obrigatório).

Caso o cidadão tenha dificuldade de acesso à internet ou outro problema qualquer para realizar seu alistamento online, deverá procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) de seu município e realizá-lo presencialmente com o(a) secretário(a) da JSM.

Os cidadãos alistados deverão consultar o mesmo site, para saber se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar, ou se serão dispensados e incluídos no Excesso de Contingente.