Secretário da Educação de Saudades fala sobre metas para os próximos anos

Nesta semana, o Secretário de Educação do Município de Saudades, Alison Ivonei Hoss, fez uma breve explanação sobre suas metas de trabalho frente à pasta para os próximos anos.

De acordo com Alison, seu nome foi indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Havia outros nomes em pauta, sendo discutidos, e foi definido pelo meu nome. A partir disso, no dia 02, assumi a secretaria, numa perspectiva aonde já vínhamos acompanhando um pouco do trabalho desenvolvido”, explica.

Alison frisa que, como secretário, implantará novas ideias, mas também dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido. “Com certeza, foi um grande trabalho desenvolvido e que deu uma visibilidade muito grande para a educação do município de Saudades. Vamos procurar dar continuidade a isso, fazendo também um trabalho cada vez mais voltado à gestão”, afirma.

Perspectivas

Conforme o Secretário Alison, as expectativas para os próximos anos são boas, sendo que já foram postas em discussões propostas, como a manutenção do trabalho que vinha sendo feito pela secretaria, principalmente na questão do IDEB, pois Saudades tem uma das melhores notas do estado e da região.

“Com certeza, vamos trabalhar também para fazer cada vez mais com menos gente. Essa é a ideia inicial da Secretaria da Educação, reduzir um pouco o número de funcionários, mas não reduzir a qualidade do trabalho. Pelo contrário, gestionar a equipe para que, com menos pessoas, possamos fazer o mesmo trabalho ou até melhor”, comenta.

Além disso, outro ponto que terá ênfase será a integração entre as escolas estaduais, municipais e a educação infantil, além de manter um projeto de formação continuada aos professores. “Também, vamos estar trabalhando no sentido de melhorar o salário dos nossos profissionais e trabalhar de forma interdisciplinar, principalmente no ensino fundamental e, futuramente, estar também implantando este trabalho na educação infantil”, completa Alison.

Programa Primeiros Passos e Escola Nova

Para Alison, é impossível falar de educação integrada sem ter em mente o Programa Primeiros Passos. “É um projeto que integra as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social e vai ter andamento com certeza. Vamos rever algumas coisas, mas será um projeto que terá a atenção do governo municipal”, aduz.

Falando sobre a Escola Nova, no Loteamento Vitória, Alison destaca que, neste início de ano, está sendo feito um esforço muito grande para que a obra tenha andamento, na perspectiva de concluí-la o mais breve possível, para que este espaço também seja utilizado. “Já estamos pensando algumas coisas para o atual espaço onde se encontra a EMEF, para que possamos alocar outras atividades neste local”, esclarece.

Experiências e formação profissional

Alison Ivonei Hoss é Licenciado em História, com Pós-Graduação em Ciências Sociais, História e Geografia. Entre 2005 e 2006, foi professor na escola João Paulo Kraemer, na Linha Santa Terezinha; em 2007, foi professor na escola João Batista Fleck, em Linha Santo Antão; de 2009 a 2010, lecionou na EMEB em Pinhalzinho; entre 2011 e 2012, atuou na escola Marcolino Eckert, também em Pinhalzinho; entre os anos de 2009 a 2011, foi professor do EJA; de 2006 a 2012, atuou como professor na Casa Familiar Rural; e de 2013 a 2016, foi Diretor da Casa Familiar Rural de Saudades.

“Com certeza, isso me fez crescer como pessoa e também como profissional, pois tivemos a oportunidade de conhecer e participar de experiências diferentes e sempre trabalhando com esse setor da educação, que é uma área que eu tenho uma afinidade muito grande e gosto muito de estar junto com professores e alunos. Acredito que estou preparado para agora desenvolver este trabalho”, finaliza o Secretário Alison.