Secretário Alexandre Schuh fala sobre principais metas frente à Assistência Social

Nesta semana, o Secretário de Assistência Social do município de Saudades, Alexandre Schuh, falou sobre os trabalhos frente à pasta, bem como as metas para os próximos anos. Assim como a Educação e a Assessoria de Planejamento e Gestão Administrativa, a Assistência Social tem à sua frente um novo secretário.

Conforme destaca Alexandre, seu nome, para assumir a pasta, foi indicado pelo partido e também por sua atuação junto ao município de Saudades, que já vem de longa data. “É um privilégio estar à frente da Assistência Social, pois esta é uma Secretaria que abrange vários setores e permeia-se com várias outras secretarias do nosso município. Fiquei muito feliz pela indicação do meu nome e isso significa que a gente vem fazendo um trabalho sério dentro do município”, afirma.

Experiências na vida pública

Alexandre Schuh é, atualmente, funcionário de carreira do município de Saudades. Já atuou como Técnico na Casa Familiar Rural do município por dois anos; também, foi Coordenador desta instituição por um período de quatro anos.

Entre os anos de 2013 a 2014, foi Diretor de Agricultura e, nos anos de 2015 e 2016, se destacou no cargo de Assessor Geral de Planejamento e Gestão Administrativa, atuando e conhecendo o funcionamento das secretarias e órgãos que compõem a administração municipal.

“Neste último cargo, tivemos uma real dimensão de toda a administração. Pudemos conhecer secretaria por secretaria, fazer um acompanhamento, ajudar a fazer a gestão e aí conhecemos um pouco mais também sobre o funcionamento da Secretaria de Assistência Social. Nesse tempo, acompanhamos a Secretária Giley, que desempenhou seu trabalho com muita competência, o que nos leva a pensar também que temos que fazer um trabalho cada vez melhor para conseguir alcançar um bom patamar e dar continuidade ao serviço dela”, aduz o Secretário.

Trabalhos estão focados na gestão

De acordo com Alexandre, os trabalhos frente à pasta terão foco na gestão dos recursos públicos e de pessoal, com o intuito de otimizar e, nas palavras do Secretário, “fazer mais, com menos”.

Hoje, a Assistência Social é composta pela Secretaria propriamente dita, pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelo Conselho Tutelar.

“Dentro desses primeiros seis meses, estamos já trabalhando num planejamento estratégico para os anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Então, vamos propor toda uma reformulação dentro de programas e leis, para que consigamos atender cada vez mais e melhor o nosso público, dentro das premissas da gestão pública que estamos pregando desde o início deste novo mandato, principalmente, com enxugamento da máquina e redução de custos”, pontua Alexandre.

Primeiros Passos e Envelhecer Com Alegria

Na reformulação de programas de governo proposta pela atual gestão, estão incluídos os dois principais abrigados pela Secretaria: o Programa Primeiros Passos, que atende gestantes e crianças e o Programa Envelhecer Com Alegria, voltado aos idosos do município. Somados os dois públicos abrangidos por estas políticas públicas, são quase 2000 mil pessoas atendidas.

“A gente entende que, assim como as demais políticas públicas, esses são programas que envolvem outras secretarias e, nesses primeiros seis meses, estamos identificando e conhecendo melhor cada programa, para tentar qualificar os serviços oferecidos por meio dessas ações”, diz o Secretário.

Alexandre entende que, quanto mais aperfeiçoadas forem as ações do Programa Primeiros Passos, menos problemas sociais a Secretaria terá para resolver no futuro. Em se tratando do Programa Envelhecer Com Alegria, haverá também uma otimização no que concerne à realização de eventos e encontros. “Queremos qualificar todo o trabalho que é desenvolvido junto aos idosos”, resume.

Considerações finais

Por fim, Alexandre agradeceu às pessoas que o apoiaram. “Quero agradecer a minha família, que me incentivou, aos colegas de partido, pela confiança em indicar meu nome, pois nada se faz sem um grupo unido e agradecer também os colegas de trabalho da Secretaria que me receberam muito bem. Tenham certeza que, nestes quatro anos, vamos fazer uma grande gestão com mudanças para atender melhor todo o público”, concluiu o Secretário.