Sadan reassume Assessoria de Planejamento e Gestão Administrativa

Nesta semana, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), que assumiu a Assessoria Geral de Planejamento e Gestão Administrativa, fala sobre as metas e perspectivas de trabalho para os próximos anos frente à pasta.

Escolha do nome

Conforme destaca Sadan, a escolha de seu nome para estar coordenando a Assessoria de Planejamento e Gestão Administrativa foi feita dentro do partido e também a convite do prefeito Daniel. “Esse cargo, na verdade, ajuda o prefeito na administração como um todo, em todas as áreas. Pela questão de eu ser vice-prefeito, foi também um pedido do Daniel e das nossas lideranças, para que eu voltasse para essa área, o que foi consenso também dentro de toda a coligação”, explica.

Outro ponto que credenciou Osmar a novamente assumir a pasta foi o respaldo pelo trabalho já desenvolvido e também pela responsabilidade política. “Quando se vai para uma campanha, tem que se comprometer, e aqui se tem a condição de ajudar a construir. Nesse sentido, procurei aceitar esse cargo para desempenhar bem esse papel”, completa Prestes.

Vida pública

Osmar Prestes é funcionário de carreira do município de Saudades. Ingressou em 2003, como Técnico na Secretaria da Agricultura, tendo um amplo conhecimento de toda a área e todas as famílias de agricultores do município.

Em 2008, foi eleito vereador. “Procuramos sempre fazer um trabalho integrado com a comunidade, buscando no dia a dia ter o contato direto com as pessoas”, resume.

Em 2012, junto com o prefeito Daniel, elegeu-se vice-prefeito, assumindo por várias oportunidades como prefeito em exercício. Por dois anos, atuou como Assessor Geral de Planejamento e Gestão Administrativa; posteriormente, passou a trabalhar junto à Secretaria de Infraestrutura, pelo conhecimento que tem na área.

Em 2016, repetiu a vitória no pleito municipal, e foi reconduzido novamente como vice-prefeito ao executivo saudadense, voltando à pasta.

Primeiros trabalhos

Inicialmente, está sendo feito um “Raio-X” de toda a administração. “É um trabalho em conjunto tanto com a Secretaria de Administração, que está mais próxima, bem como com o prefeito Daniel. Os primeiros trabalhos são direcionados à gestão administrativa, pois, num ano atípico, com poucos recursos e muita demanda, foi preciso tomar atitudes muitas vezes não tão populares, mas necessárias”, frisa Osmar.

Os ajustes, de acordo com Sadan, foram tomados no setor de pessoal, onde cargos comissionados só tiveram nomeados secretários, alguns diretores e assessores; mudanças serão levadas a efeito também no campo dos programas públicos.

“Vamos planejar também a questão da nossa administração para os próximos quatro anos, algo que já foi feito, mas pensando o município para os próximos anos”, pontua. Para isso, a intenção será fazer obras de caráter efetivo e não paliativas, para resolver definitivamente os problemas.

A administração vem, de acordo com Sadan, se pautando pelo princípio da economicidade, “para que a gente tenha capacidade de fazer investimentos, pois vivemos no país, no estado e não é diferente no município, uma crise, além de política, financeira, o que nos deixa um desafio muito maior do que foi a primeira administração, e é preciso tomar as atitudes que precisam ser tomadas”, aduz.

Planejamento para o futuro

Sadan explica que todas as áreas terão um estudo detalhado para as ações futuras. A palavra-chave é: planejamento. Ele explica que programas serão repensados, bem como novas ações serão lançadas.

“Vamos repaginar os programas que já existem, ou seja, colocá-los dentro da medida que o município comporta e também lançar programas como o Cidade da Gente, que é um desafio para mudarmos a nossa cidade, e ainda precisamos dar um foco grande na geração de investimentos da indústria, pois precisamos aumentar o número de empregos e geração de renda, para melhorar a vida dos nossos munícipes”, acredita Sadan.

O poder público deverá atuar como fomentador para a recuperação da economia, conforme Sadan, para que, com isso, o município tenha mais condições de atender à demanda da comunidade. “Esse é o grande foco nosso: manter o que se tem, lançar o Programa Cidade da Gente e também investir na geração de emprego e renda, pois essa é a área que vai fazer a diferença para o nosso munícipe”, pontua Prestes.

Considerações finais

Por fim, Sadan agradeceu a todos os saudadenses pela confiança que tiveram na administração, pois foi, segundo ele, um trabalho árduo. “Muitas vezes a gente não consegue atender nem os pedidos mais urgentes, pois somos limitados financeiramente e também por leis”, afirma.

Sadan pediu também a compreensão da comunidade. “Muitas vezes é preciso ter coragem e atitudes para que não sejamos irresponsáveis. Esse é um cuidado que nossa administração está tendo, para que seja feito o necessário, para manter o que conquistamos até hoje e para que futuramente não se tenham consequências adversas. Queremos deixar um legado de que fizemos o melhor possível dentro do nosso momento”, completa Sadan.