Aulas iniciam na próxima semana

Têm início na próxima segunda-feira (13), as aulas na rede pública estadual e municipal de ensino no estado de Santa Catarina. Em Saudades, há algumas novidades para o ano letivo.

Na rede estadual, que compreende a EEB Rodrigues Alves, o horário das aulas é o mesmo do ano passado – de manhã das 07:30 às 11:30 horas, de tarde das 13:30 às 17:30 horas e à noite das 19 às 22:30 horas. Na EMEF Saudades, o horário de funcionamento também será o mesmo: de manhã das 07:30 às 11:30 horas e à tarde das 13:30 às 17:30 horas.

Conforme o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, na Educação Infantil, haverá algumas mudanças. Nos Centros de Educação Infantil (CEI’s), o horário de atendimento será das 06:50 às 18:10 horas. “Essa pequena redução se fez necessária para que houvesse um ajuste nos horários, devido à contenção de gastos que estamos fazendo”, explica.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que antes era vinculado à Secretaria da Educação, passará agora aos cuidados da Secretaria de Assistência Social; as aulas do SCFV deverão iniciar no final do mês de fevereiro.

O contraturno do CEI Pequeno Príncipe deverá ter início no mês de março, pois a Administração Municipal e a Secretaria da Educação estarão planejando junto com as empresas uma forma de parceria público-privada.

Transporte escolar

Em relação ao transporte escolar, Alison destaca que não deve haver grandes mudanças. “O município fez alguns ajustes em alguns roteiros, que não vão afetar diretamente a vida dos alunos que estão sendo atendidos”, resume o Secretário.

As principais mudanças são no roteiro da Linha Tigres, que voltará a ser feito no período da tarde com a empresa de transportes Mohr, e no roteiro da Linha Santo Afonso, no período da manhã, que será feito pela empresa Roclavatur.

No perímetro urbano, o transporte que já vinha sendo feito terá continuidade. Entretanto, Alison pede a compreensão das famílias que residem mais próximas às escolas, para que os alunos possam estar se deslocando de outra forma, com o intuito de evitar lotação excessiva nos veículos. “Gostaríamos que as famílias tivessem essa compreensão”, conclui o Secretário Alison.