Hospital de Saudades tem reconhecimento de filantropia publicado

Na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, o Ministério da Saúde publicou a portaria ministerial nº 388, que novamente dá à Sociedade Hospitalar Beneficente de Saudades o caráter de instituição de cunho filantrópico.

Para o presidente do Hospital, Celito Werlang, o caráter de filantropia tem previsão para se estender nos próximos três anos, sendo que a instituição estará amparada com esse benefício por esse período; depois, novamente, é necessário solicitar esse benefício. “Isso é importantíssimo porque a filantropia permite que alguns impostos não sejam recolhidos, como é o caso do INSS patronal, que todas as empresas pagam”, afirma.

De acordo com Celito, por um período de cerca de dois meses, o Hospital esteve sem esse benefício, em consequência de uma situação pendente ainda do ano de 2010. “As dificuldades já são corriqueiras com a filantropia e, sem isso, a situação se agrava”, completa. O déficit, segundo Celito, chega em R$ 120 mil por ano e, sem o caráter filantrópico, esse valor triplicaria.

Conforme comenta o prefeito Daniel Kothe, este instrumento publicado pela portaria nº 388 dá a possibilidade de se firmar parcerias com o Ministério da Saúde e também um conjunto de outras vantagens. “Agora, com toda a documentação em dia, se conseguiu novamente esse certificado”, resume.

Ainda de acordo com o chefe do executivo, as tratativas para formalização de parceria com o município estão avançadas. O Hospital está terminando o plano de trabalho e juntando os últimos documentos para firmar o convênio.

“Esperamos que, na próxima semana, nós já possamos formalizar também o termo de parceria entre a prefeitura municipal e o Hospital. É muito importante isso, pois estamos com vários projetos novos. Já fizemos diversas reuniões e estamos cada vez mais tentando estreitar as relações e o bom entendimento para que a gente possa fazer desse espaço, um lugar que ofereça cada vez serviços melhores à nossa população”, conclui o prefeito Daniel.