Samae vem realizando melhorias na rede de distribuição de água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Saudades está realizando constantes serviços de manutenção e melhoria da rede de distribuição e abastecimento de água, com conserto e substituição de canos.

De acordo com o Diretor do Samae, Gerson Alberto Fröhlich, os serviços contam com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, que cede principalmente as retroescavadeiras para a execução dos serviços. “Há casos em que a tubulação trocada ou mesmo as tubulações antigas acabam estourando e isso leva água suja na rede. Ou seja, não é problema da estação de tratamento, mas sim quando acontece o rompimento dos canos”, afirma.

Em virtude disso, é necessário desligar a estação de tratamento para ser feita a limpeza e, com isso, muitas vezes, acaba faltando água em alguns pontos da cidade. Por isso, o Diretor da autarquia lembra a todos os consumidores sobre a importância de se ter um reservatório. “É necessário ter uma caixa d’água de mil litros, pelo menos, pois às vezes o conserto demora, tem que esperar a secagem da cola e, se a família não tiver uma caixa d’água maior, vai acabar faltando”, completa Gerson.

Conforme Gerson, o Samae está investindo constantemente na melhoria de todo o sistema. “Inclusive, estamos ampliando a capacidade de estoque da estação de tratamento em 60 mil litros. Isso terá um custo aproximado de R$ 20 mil. Tudo tem um custo muito alto, mas sempre estamos investindo para melhorar nosso sistema de distribuição de água à população”, completa o Diretor do Samae.