Sala de Situação promove encontro

Na última semana de fevereiro, foi realizada na sala do CRAS, a primeira reunião do ano da Sala de Situação de Saudades do ano de 2017. A equipe da Sala de Situação é formada por pessoas que representam empresas, entidades, clubes de serviço e poder público, e seu objetivo é envolver a sociedade nesse processo de erradicação do vetor da Dengue, Zica Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela, por meio de diversos trabalhos que todos podem e devem realizar.

Conforme dados obtidos pela Secretaria da Saúde, Saudades hoje está infestada pelo mosquito Aedes aegypti; em 2016, foram 33 focos do mosquito na cidade, de janeiro a dezembro. Em 2017, de 01 de janeiro a 05 de março já foram 18 focos registrados, apenas em dois meses. “Saudades é considerado infestada, principalmente nos bairros Centro, Morada do Sol e Belvedere, onde realizamos, este ano, em torno de duas mil  vistorias em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios”, destaca a responsável pela Vigilância Sanitária, Varnise Kipper.

Em 2016, foram realizadas cerca de quatro mil vistorias no perímetro urbano de Saudades, isto relacionado aos focos da Dengue, além das armadilhas que são verificadas semanalmente e dos pontos estratégicos que são fiscalizados de 14 em 14 dias.  “No ano de 2016, realizamos ainda o LIRAa, levantamento de infestação do Aedes aegypti, onde vistoriamos 251 residências. Ainda, foi refeito todo o mapeamento da cidade, chamado de RG, onde fez-se um levantamento de quantas residências, terrenos baldios e demais estabelecimentos possuímos em Saudades”, completa Varnise.

Em todas as vistorias realizadas foi constatado que um dos maiores problema está relacionado às cisternas, pois a maioria das que foram vistoriadas não estão protegidas, com o ladrão de entrada aberto. “Ou seja, se não é telado, o mosquito entra pela calha. Então, é fundamental que seja telada a entrada, bem como a saída, e a tampa deve estar bem lacrada, sendo que mesmo estando as cisternas teladas devem ser verificadas periodicamente, pois muitas estavam teladas, mas a tela caia dentro da água, e as pessoas não faziam a manutenção”, destaca a fiscal Varnise.

Outro lugar indispensável que deve ser verificadas são as lajes de prédios e demais estabelecimentos, pois, em muitos pontos, fica água parada. Como o vetor está se modificando e se adaptando nestes locais, é possível ele se proliferar. Ainda, é importante verificar calhas e sempre evitar qualquer local com água parada.

“É indispensável sempre fazermos a manutenção de nossos terrenos, verificando semanalmente nos fundos dos pátios e até mesmo dentro de casa, pois às vezes, no esquecimento, deixamos algo passar. Pedimos realmente que as pessoas estejam se preocupando com estas questões e sanando seus problemas de acumulo de água em casa”, ressalta a enfermeira Marina Lunardi, que também faz parte da Sala de Situação.

Durante as últimas semanas, foram realizadas diversas vistorias em todo o Centro, Bairros Belvedere e Morada do Sol. “Agradecemos a receptividade de todas as pessoas, e solicitamos que continuem sendo parceiros na eliminação deste vetor. Informamos ainda que os membros da Sala de Situação de Saudades são orientados a ajudar nas instruções para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus. Essa equipe auxilia em diversas ações e campanhas, sendo umas delas a elaboração de folders, cartazes, os quais são divulgados e distribuídos em nossa cidade”, finaliza Marina.