Prefeito Daniel participa do XV Congresso Catarinense de Municípios

Teve início nesta terça-feira (14) o maior evento Municipalista de Santa Catarina. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pelas Associações Regionais de Municípios, o XV Congresso Catarinense de Municípios teve a participação de aproximadamente mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, técnicos municipais de todo o estado. O evento aconteceu em Joinville e se estendeu até a quinta-feira (16).

O encontro contou com a presença do vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira; do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Silvio Dreveck; da presidente da FECAM e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, da presidente da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher; do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; do presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira e outras diversas autoridades.

Do município de Saudades, estiveram participando o prefeito Daniel Kothe, Secretário de Administração Rogério Sehnem e Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss. Conforme o prefeito Daniel, o evento foi organizado em forma de plenárias e oficinas. “Ficamos na terça e na quarta o dia todo participando dos seminários e, na quinta-feira, participando de oficinas temáticas”, esclarece.

Kothe ressalta que os municípios brasileiros vivem uma situação adversa, com muitas dificuldades, uma vez que todas as políticas públicas brasileiras acontecem nos municípios. “A União e os estados não lidam diretamente com a população. Quem faz as políticas acontecem ‘nas pontas’ é a municipalidade. As alternativas, tanto na captação de recurso quanto na boa organização e implementação dessas políticas públicas acontece nos municípios”, completa o prefeito.

Ainda conforme o prefeito Daniel, nos municípios, além planejar e organizar as ações, é necessário ter uma sensibilidade especial, construindo políticas públicas para o avanço da cidadania, pensando no cidadão como fim e finalidade do trabalho. Além disso, diversos prefeitos puderam destacar um pouco das experiências sobre transparência na administração pública. “Acredito que esse é um dos grandes desafios da atualidade: conseguir administrar e, ao mesmo tempo, mostrar para a população o que está sendo feito, dando a oportunidade para que as pessoas avaliem e acompanhem permanentemente as ações da municipalidade”, frisa.

Um dos temas centrais do debate foi a redução de receitas nos municípios, em virtude da crise econômica e redução do PIB do Brasil, o que afeta o andamento das políticas públicas. “Todos os prefeitos estão se perguntando onde reduzir gastos. O discurso parece ser o mesmo: precisamos ser mais eficientes para evitar desperdícios. Essa será e é a grande tônica que vai nos fazer avançar e poder trabalhar melhor em prol da nossa comunidade. Acredito que este foi um dos encontros mais proveitosos que já participamos nos últimos anos”, conclui o prefeito Daniel.