Secretaria da Saúde de Saudades realiza reunião sobre a Febre Amarela

Aconteceu na manhã da última terça-feira (21), tendo como local a Câmara de Vereadores, uma importante reunião, promovida pela Secretaria da Saúde de Saudades, em parceria com a Regional de Saúde de Chapecó, onde foram abordadas orientações de conduta frente a casos suspeitos de Febre Amarela.

O encontro contou com a presença do prefeito Daniel Kothe, colaboradores da Secretaria da Saúde e comunidade saudadense em geral. O tema foi abordado pela bióloga da Secretaria do Estado da Saúde, Priscila Azeredo.

O intuito do encontro foi esclarecer aspectos sobre a transmissão da Febre Amarela, além de orientar ações em relação à vigilância. “Queremos deixar claro que a transmissão é realizada por mosquito, tanto no ciclo silvestre quanto no ciclo urbano e o macaco é vítima tanto quanto o ser humano. Ou seja, não é o macaco que transmite a Febre Amarela, mas sim, é um indicador de existência da doença no local, quando são encontrados animais mortos”, esclarece a bióloga Priscila.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, apesar de não haver casos de Febre Amarela na região, é importante que os trabalhos de vigilância sejam feitos, para evitar o surgimento de casos da doença.