Cooperitaipu dá início à comemoração aos 48 anos de fundação

Na manhã de terça-feira (04), a Cooperitaipu promoveu, em sua filial na Linha Araçazinho, Saudades, um café da manhã com seus associados e colaboradores, dando início à comemoração de 48 anos de fundação da cooperativa.

Estiveram presentes, o presidente Arno Pandolfo, prefeito Daniel Kothe, Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, Gerente da Área Técnica Fernando Rohr, Gerente da Unidade da Cooperitaipu da Araçazinho Cleverson Lang, além de colaboradores e comunidade local.

A Cooperitaipu completa 48 anos de atuação no dia 26 de abril. De acordo com o presidente Arno Pandolfo, esse roteiro de encontros comemorativos à fundação da cooperativa ocorrerá durante todo o mês, culminando com o evento a ser realizado na matriz, em Pinhalzinho, na data de fundação.

Ainda de acordo com o presidente Arno, a Cooperitaipu foi criada com o intento de acabar com a exploração que havia na época. “Queremos, com esses cafés da manhã, contar um pouco da história da cooperativa, como foi fundada, quem foram os pioneiros, quem trabalhou para chegar onde ela chegou e esse é o grande objetivo, resgatar um pouco do que já foi feito”, destacou.

O presidente Arno falou ainda sobre as atividades da Cooperitaipu, que atualmente agrega 12 ramos. Sem essa diversidade, Pandolfo acredita que a instituição não teria a força que hoje representa no ramo do cooperativismo catarinense. “Não podemos perder as raízes, mas precisamos pensar sempre para frente, sendo referência cooperativa no estado de Santa Catarina, pelos serviços prestados e pelas coisas boas feitas”, completou.

O Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, enalteceu a parceria entre secretaria e cooperativa. “Realmente, a Cooperitaipu tem uma história bonita, construída com o trabalho de colaboradores e associados. Hoje, com essa atuação constante realizada pela cooperativa, aumentou-se a renda e a qualidade de vida dos nossos agricultores e a secretaria continuará sendo parceira para o desenvolvimento no meio rural”, disse.

Em sua fala, o prefeito Daniel Kothe parabenizou dirigentes, colaboradores e associados à cooperativa. “A Cooperitaipu tem uma participação muito importante no movimento econômico do município de Saudades, liderando no setor agropecuário, e também atuando com o supermercado e os postos de combustíveis, que são importantes estruturas que movimentam uma boa quantidade da economia do nosso município, algo importante num momento como esse, de economia fragilizada”, aduziu.

Kothe ainda se disse preocupado com o momento que o país vive, onde encontram-se afetados os setores de energia, construção civil e, com a deflagração da Operação Carne Fraca, o setor agropecuário. “Com todos esses movimentos negativos que vêm ocorrendo dentro do país, é importante que as cooperativas estejam fortes, sólidas e bem estruturadas, para que não venhamos a sentir os impactos na economia tão fortes como em outros locais, onde as estruturas são mais fragilizadas. Por isso, procuramos valorizar todas as cooperativas, dos diversos setores, instaladas no município, pois elas têm um papel muito relevante em relação à nossa economia”, finalizou o prefeito Daniel.