Secretaria da Saúde lança concurso sobre Cartaz da Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde de Saudades está realizando, em parceria com a sala de situação da Dengue, com as Escolas Estaduais Rodrigues Alves e Rodolfo Foss do Distrito de Juvêncio, um projeto que visa a elaboração de cartazes pelos alunos abordando o tema: Aedes Aegypti, o vetor que transmite a Dengue, Febre Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela.

O objetivo principal é envolver escola, aluno e sociedade ao tema abordado. “Vemos nos alunos, um grande meio de apoio e divulgação do trabalho que realizamos de controle ao vetor, e que pode ser um agente ativo na disseminação dos cuidados necessários que todos devem ter”, destaca a responsável pela Vigilância Sanitária, Varnise Kipper.

Os trabalhos acontecerão com os alunos nas seguintes datas:

– De 10/04/2017 a 20/04/2017: criação dos cartazes pelos alunos das escolas participantes;

– De 24/04/2017 a 28/04/2017: avaliação e votação dos trabalhos;

– Dia 02/05/2017: Divulgação dos trabalhos vencedores.

O regulamento completo pode ser encontrado no site: www.saudades.sc.gov.br.

Os trabalhos vencedores serão transformados em outdoors, que serão expostos em Saudades e no Distrito de Juvêncio, e os demais trabalhos serão expostos no comercio local de Saudades e do Distrito de Juvêncio. “Sabemos da grande criatividade dos alunos, já vimos diversos trabalhos e eles são simplesmente fantásticos. Assim, acreditamos no êxito desse projeto”, completa Varnise.

Os trabalhos serão realizados nestes dois locais, pois o Aedes aegypti é um vetor urbano, que hoje predomina nos centros urbanos, por isso o foco nesse momento são as áreas urbanas e no Juvêncio, por serem próximos às demais cidades e estarem mais expostos à infestação.

“Continuamos pedindo a ajuda de toda a população, pois ainda estamos encontrando focos do vetor. Mesmo com a diminuição da temperatura, o mosquito ainda está se proliferando, o que nos alerta que, infelizmente, há locais com água parada. É necessário que cada família faça a manutenção de seus quintais, sua residências, verifiquem calhas, cisternas e estejam adequando-as e, se  necessitarem de informações, podem procurar ajuda no setor”, finaliza Varnise.