Prefeito Daniel Kothe avalia 100 dias de governo

Na segunda-feira (10), data que corresponde ao centésimo dia do ano, o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, fez uma avaliação dos 100 primeiros dias de governo, do seu segundo mandato, frente ao executivo municipal.

Daniel explica que, neste primeiro momento, o planejamento e a organização administrativa foram as prioridades da equipe. “Reestruturamos, praticamente, todas as políticas das diferentes secretarias. Fizemos ajustes bem profundos na questão de pessoal, reorganizando todas as repartições públicas”, comenta.

O chefe do executivo aponta que foram reduzidos drasticamente o número de cargos comissionados, em relação ao mandato anterior – dos 28 cargos comissionados existentes no ano passado, apenas 12 foram preenchidos neste ano. “Fomos obrigados a fazer esse ajuste. Em todas as secretarias reduzimos equipes. Fomos obrigados a fazer isso pela redução, também, das receitas do município”, esclarece.

Conforme o prefeito Daniel, a crise que afeta o país atingiu fortemente os municípios, o que tem trazido dificuldades extremas, principalmente, com queda nos recursos. Os períodos de janeiro a março, tradicionalmente, são os melhores meses de receitas; porém, neste ano, os municípios vêm experimentando uma redução também nesse primeiro trimestre. A preocupação é com os meses de junho a agosto, onde, normalmente, as receitas são piores.

Neste sentido, o planejamento vem dando a tônica das ações e investimentos para os próximos meses. “Estamos fazendo também nossa movimentação política para buscar recursos junto aos governos Estadual e Federal, para podermos realizar esses empreendimentos que estamos programando”, complementa Kothe.

Apesar de todos os ajustes, a administração vem agindo para que os serviços e políticas públicas não parem. As secretarias continuam trabalhando, como vem sendo feito nas diferentes áreas. Para Kothe, manter os serviços, de forma otimizada, sem cortar o essencial à população, é a chave para manter a máquina pública funcionando. “Graças a Deus, não precisamos cortar nenhuma vaga nas creches, mas, no entanto, estamos fazendo ajustes e gostaríamos que a sociedade nos ajudasse. Às vezes, existem alguns movimentos de pessoas que não estão conseguindo perceber a gravidade da situação econômica que vivemos, e isso pode trazer consequências graves mais à frente”, frisa.

O prefeito Daniel se mostra otimista com o futuro e espera que a economia volte a reagir nos próximos meses. “Enquanto não tivermos novamente uma boa arrecadação de impostos, não vamos poder discutir nada muito diferente do que fazer ajustes. Infelizmente, essa é a nossa realidade. Às vezes, temos que ser um pouco firmes nas medidas que estamos adotando. Eu sei que vamos ter consequências políticas em relação a isso, mas não tem jeito: agora é a hora de fazermos ajustes. Se não tivermos essa capacidade, vamos pagar muito caro no final do ano e teremos dificuldade em manter as políticas públicas durante os quatro anos”, aduz.

O grande objetivo, neste sentido será, com menos gente e com menos dinheiro, atender bem a população. “Agora serão ajustes, reorganização, cortes em algumas áreas sim, pois se não há dinheiro não há como manter tudo, pois precisamos terminar o ano com as nossas contas em dia. Não dá para continuar tendo o mesmo movimento se não tem o mesmo dinheiro. Vamos manter a austeridade fiscal, pois precisamos desse dinheiro para fazer o serviço público funcionar dentro dos anseios e necessidades da nossa população”, diz.

Por fim, frente a todas as mudanças e ajustes que vêm sendo feitos, Daniel avaliou como positivos esses 100 primeiros dias de governo. “A avaliação que estamos fazendo, dos trabalhos que desenvolvemos até aqui, é muito positiva. Vamos continuar trabalhando nesse foco, otimizando os recursos públicos, fazendo mais com menos, e procurando sempre atender a nossa população da melhor forma possível”, finalizou o prefeito Daniel.