Conselho de Agricultura realiza primeiro encontro do ano

Na tarde da quarta-feira (19), o Conselho de Agricultura do município de Saudades realizou sua primeira reunião do ano. Estiveram participando do encontro, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, vereadores Jones Mohr, Marilise Warmling e João Brancher.

Na oportunidade, aconteceu a posse dos novos conselheiros; também, foi discutido sobre o programa de bônus, que será suspenso neste ano, por resolução do Conselho de Agricultura, em função da desvirtuação do mesmo, por parte de algumas pessoas. Em substituição a este programa, será desenvolvido um novo, com foco no combate e erradicação à Brucelose e Tuberculose bovina.

O médico veterinário da ICASA, Kássio Wentz, que esteve falando sobre a Brucelose e Tuberculose, destaca que essas zoonoses estão presentes no município de Saudades e há a necessidade de trabalhar na erradicação das mesmas. “Estivemos abordando algumas práticas de profilaxia e de manejo com os animais, para evitar o contágio com essas doenças. É importante que, quando forem detectados casos positivos, os animais sejam eliminados do plantel”, destaca.

Atualmente, o município registra casos de Brucelose e Tuberculose em propriedades rurais. Além disso, cerca de 200 pessoas estão sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde e 05 pessoas estão em tratamento contra a Brucelose.

O Técnico Jones Mohr, por sua vez, detalhou um pouco mais como funcionará o programa de combate às zoonoses. “Esse programa de erradicação da Brucelose e Tuberculose vai funcionar da seguinte forma: o produtor que tiver interesse em certificar sua propriedade, receberá uma autorização e poderá procurar um dos veterinários credenciados do município para realizar os exames. Com o laudo do veterinário e a nota fiscal, será feito um requerimento à Secretaria, onde será subsidiado em 50% o valor desses exames”, explica.

Conforme o Secretário Jacinto Kreutz, o cuidado com o dinheiro público norteará os programas da Agricultura. “No primeiro ano, tivemos que pagar as contas do governo anterior. A partir do segundo ano, iniciamos o pagamento dos bônus. Mas, infelizmente, o resultado social, com melhorias nas propriedades, por vezes, não foi alcançado, e o programa foi desvirtuado por algumas pessoas, o que nos levou a pensar outras formas de estar auxiliando nossos produtores”, comenta.

Para o prefeito Daniel Kothe, a expressiva presença de conselheiros avaliza as ações da Secretaria da Agricultura. “Esta é uma forma representativa que encontramos, nas comunidades rurais, para dialogarmos sobre as políticas públicas na área da Agricultura”, aduz.

Kothe ressalta que os programas serão rediscutidos visando cumprir de forma mais efetiva sua função junto às propriedades. “Temos a certeza que toda a equipe da Secretaria da Agricultura tem se preocupado muito em reorganizar essas ações, junto com os produtores e, na medida do possível, estamos acompanhando esse trabalho. Foi um momento importante de diálogo e vamos discutir isso ainda melhor com as comunidades, construindo políticas públicas de forma coletiva”, finalizou o prefeito Daniel.