Município de Saudades firma convênio com APAE de Pinhalzinho

Aconteceu na noite da última segunda-feira (15), durante a sessão da Câmara de Vereadores, a assinatura do convênio para repassasse de recursos pela Administração Municipal de Saudades à APAE de Pinhalzinho.

Além dos vereadores, estiveram presentes na sessão, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes, Secretário de Assistência Social Alexandre Schuh, presidente da APAE Mário Kich, além de colaboradores da instituição e comunidade em geral.

Hoje, a APAE de Pinhalzinho atende os municípios de Saudades, Nova Erechim, Águas Frias, União do Oeste e Pinhalzinho, de forma regionalizada, o que potencializa o trabalho que cada município desenvolve com as pessoas que têm algum tipo de necessidade especial e necessitam de atendimento.

Para 2017, Saudades repassará um valor de R$ 90 mil, entre os meses de maio a dezembro, além de ceder um profissional com carga horária de 20 horas/semana. O município disponibiliza também toda a parte de transporte dos alunos até a APAE, com ônibus e motorista que leva os alunos da sede da cidade até Pinhalzinho, além de um veículo leve colocado à disposição para transporte de pessoas que vêm do interior, além de transporte terceirizado que leva os alunos da região norte do município.

“Temos hoje, um trabalho muito intenso nessa parceria com a APAE. Além de tudo isso, em se tratando de crianças em idade escolar, desenvolvemos um trabalho na parte da escola, com segundo professor e toda a parte de orientação para o aluno que tem algum tipo de limitação física ou psicológica”, afirma o prefeito Daniel Kothe.

Conforme o chefe do executivo, a legislação federal para inclusão dessas pessoas está bastante avançada, trazendo vários direitos a elas e suas famílias. “Nós, como município, dentro das nossas limitações e possibilidades, nos empenhamos para atende-las bem, pois acredito que a sociedade caminha quando há equilíbrio”, completa o prefeito Daniel.

Kothe destaca ainda que, com a entrada em vigor da Lei 13.019/14, os trâmites burocráticos foram ampliados para o repasse de convênios. “Isso acaba até inviabilizando certas parcerias. Mas, neste caso da APAE, é uma parceria que vem dando certo há muitos anos. Quero agradecer à Câmara de Vereadores, à nossa Secretaria de Assistência Social e a todos que se empenharam para que a assinatura desse termo fosse realidade. Agora, é dar continuidade a essa ação e manter essa parceria viva, pedindo que a comunidade continue colaborando também para fortalecer a APAE regional de Pinhalzinho”, finalizou o prefeito Daniel.