Agentes Comunitários de Saúde iniciam curso de aperfeiçoamento

Na manha de quarta-feira (26), os Agentes Comunitários de Saúde de Saudades iniciaram o curso de Formação em Saúde, que é fornecido pelo Estado de Santa Catarina, gerenciado pela Escola de Formação em Saúde (EFOS).

Este curso visa melhorar o atendimento do agente comunitário e também é uma forma de capacitar todos os agentes comunitários novos, que estão sendo inseridos na Secretaria de Saúde. “E também, através desta capacitação, estudar leis, direitos e deveres dos usuários do Sistema Único de Saúde”, argumenta a enfermeira Fabiane Lasch.

Estes encontros serão realizados em todas as quartas-feiras, na Câmara de Vereadores, com inicio às 08 horas, indo até as 12 horas, e à tarde, das 13 às 17:00 horas, e tendo carga horária de 400 horas, com aulas teóricas e práticas. Neste curso, estão participando os municípios de Saudades e Modelo – Saudades contando com a presença de 23 Agentes Comunitários e Modelo com 05 agentes.

“O agente comunitário de saúde – ACS, é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade”, frisa Fabiane. No Brasil, atualmente, mais de 200 mil agentes comunitários de saúde estão em atuação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde.