Secretário da Saúde esclarece equívoco sobre vacinação contra a gripe

Nesta semana, o Secretário da Saúde do município de Saudades, José Ricardo Ternus, esclareceu um equívoco, divulgado em alguns meios de comunicação, sobre a vacinação contra a gripe H1N1.

Conforme pondera o gestor público, o Ministro da Saúde havia, supostamente declarado, que a vacinação estaria liberada em todo o Sistema Único de Saúde, para todas as pessoas. Porém, em algumas regiões do Brasil, como é o caso do Sul, as metas de vacinação foram atingidas, sendo vacinadas praticamente todas as pessoas dos grupos prioritários.

Entretanto, em regiões como o Norte e o Nordeste, apenas cerca de 30% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram vacinadas, o que levou o Governo Federal a declarar que a vacina estaria sendo disponibilizada a todos.

“Tivemos algumas pessoas que procuraram a vacina, mas queremos informar que não temos as doses. Procuramos conversar com a Regional e não há previsão de vir mais vacinas para a região. Às pessoas que ouviram a notícia, esclarecemos que foi um equívoco e a Secretaria da Saúde não tem o que fazer com relação a isso. Mesmo que tivéssemos orçamento para comprar as vacinas, não poderíamos fazer a aquisição, pois o Ministério da Saúde apenas distribui gratuitamente aos municípios”, afirma Zé Ricardo.

Busca de pacientes em hospitais regionais será feita só durante o dia

Em virtude das más condições dos asfaltos em toda a região, a Secretaria da Saúde de Saudades informa que estará buscando pacientes internados nos hospitais regionais, que obtiverem alta, apenas no período diurno, para evitar acidentes e mesmo pôr em risco a vida de motoristas e dos próprios passageiros.

Porém, o Secretário Zé Ricardo esclarece que a Saúde continuará transportando os pacientes em casos de urgência e emergência até os hospitais. “Pedimos que as pessoas entendam a situação, mas é uma forma de preservar a integridade física de todos”, finaliza o Secretário.