Cartazes são entregues no comércio de Saudades e do Distrito de Juvêncio

Na semana do dia 12 a 16 de junho foram feitas com as representantes da Sala de Situação e os alunos participantes do 1º Concursos de Cartazes do Programa de Controle da Dengue, as colocações dos cartazes participantes do concurso.

Alunos das escolas Rodrigues Alves de Saudades e Rodolfo Foss do Distrito de Juvêncio passaram no comércio e, além de colocarem os cartazes nos estabelecimentos, fizerem uma orientação, visando à sensibilização das pessoas em geral.

Conforme o Diretor da Escola Rodolfo Foss, professor Cleiton Rafael Knorst, a função da escola na construção do conhecimento traz a responsabilidade de participar de projetos como este. “Não podemos ficar alheios a uma questão tão seria como a Dengue e as demais doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti, e este concurso de cartazes nos permitiu trabalhar o tema de forma coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar, ao mesmo, tempo incentivando a arte (criação dos cartazes).  Gostaria de agradecer a Sala de Situação pela oportunidade de destacar o bom trabalho e empenho dos alunos e das professoras que trabalharam o tema”, disse.

Conforme Lari Hoffmann, Agente de Endemias do Programa de Controle da Dengue, os alunos se sentiram satisfeitos, alegres e motivados, e frisa que este é um trabalho que deve ser realizado sempre, mesmo que agora seja um período mais frio, pois o mosquito está cada vez mais resistente, bastando apenas um pouco de calor para já aparecem novos focos, ou seja, os locais onde se encontram larvas do vetor.

Por ser também uma época muito chuvosa, e pelo fato de que muitas pessoas estão deixando materiais jogados nos fundos das casas, como brinquedos, copinhos, lonas, latões de tinta, carrinhos de mãos, há duas semanas foram registrados três focos do Aedes aegypti, todos em residências. Mais uma vez, a Vigilância Sanitária salienta que é imprescindível eliminar os locais que possam acumular água, para evitar a proliferação do mosquito.

A Vigilância Sanitária reforça ainda que que todos façam vistorias em seus terrenos e, caso tenham dúvidas, peçam ajuda ao Agente de Saúde, para verificar se está tudo correto, ou entrem em contato diretamente com o setor Epidemiológico de Saudades.