XIV Olimpíada Catarinense de Bombeiros reúne competidores de 57 municípios

Por: Dióli SCZMANSKI*

A XIV Olimpíada Catarinense de Bombeiros e Encontro Estadual, realizada no último fim de semana em São Miguel do Oeste (município sede do 12° Batalhão), reuniu bombeiros militares e comunitários de 57 municípios de Santa Catarina, que competiram em seis diferentes modalidades: montagem de estabelecimento (mangueiras), combate a incêndio com extintores, subida em cabo de sisal, atendimento pré-hospitalar, natação e corrida rústica.

“Foi algo realmente muito bonito, muito bem organizado, desde a recepção das equipes, a hospedagem, a alimentação de primeira, as premiações, enfim, um evento à altura de uma Corporação Militar de primeira linha”, afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira.

O Comandante do 12° BBM, Major BM Aldo Franz, e sua esposa, a Bombeira Comunitária Maristela Franz (anfitriões da ocasião), agradeceram aos mais de 200 bombeiros militares, comunitários, colaboradores civis diretos e indiretos que proporcionaram a realização do evento, em especial à Fecabom (Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários), ao prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, ao Secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbeli, bem como aos apoiadores do evento (Seara Alimentos, SOS Sul, Móveis Henn, TCA Transformações Veiculares, Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas e Cetresmo – Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste).

Em nome do Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho e Saudades, gostaria de agradecer enormemente às duas delegações, todos os Bombeiros Militares e Comunitários, juntamente com seus familiares. Foi um evento muito especial. Driblamos cansaço, mal tempo e adversidades e competimos em todas as modalidades. Algo inédito até então. Alcançamos resultados importantes que permitem traçar metas para Itajaí em 2014 (sede da XV Olimpíada).

Em destaque o 1º Lugar Geral Feminino na Rústica Feminina alcançado pela Aluna Bombeiro Comunitário Clausiane Schabarum, sagrando se campeã estadual na modalidade.

A delegação saudadense foi composta por: Sd. Bm Dal Pont, Sd Bm Sczmanski, Sd Bm Quadros, AMDC Carla, BC Jair, BC Itamar, Al. BC Clausiane e Márcia Luciane Pappis.

* Pós-Graduando em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental; Soldado Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros de Saudades.