Prefeito Daniel participa de audiência pública com o DNIT

Na noite da segunda-feira (03), foi realizada na cidade de Maravilha, uma audiência pública, promovida pelo Deputado Federal Celso Maldaner, com o apoio da bancada federal catarinense, onde foi discutida a situação das BRs 282, 158 e 163. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, superintendente regional do DNIT, Vissilar Pretto, deputados federais Pedro Uczai, Valdir Colatto e Celso Maldaner, além de representantes das Associações Comerciais da Região, vereadores e prefeitos dos municípios da área de abrangência da Amerios e da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha (ADR-MH).

O prefeito de Saudades Daniel Kothe e o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus estiveram participando da audiência, representando o município.

Inicialmente, as autoridades presentes tiveram a oportunidade de se manifestar. Conforme as lideranças, os recursos para recuperação da BR 282, no trecho entre Chapecó e São Miguel do Oeste estão já disponíveis. Porém, em função de uma pendência judicial, que atualmente se encontra no TRF-4, em Porto Alegre, a recuperação desse trecho da rodovia não pode ser executada. Já na BR 163, no extremo-oeste, a empresa que executava a obra entrou em recuperação judicial, onde já se manifestou pela desistência em concluir a recuperação; assim, nos próximos dias, outra empresa deve assumir os trabalhos.

Logo após a manifestação das autoridades, foi aberto espaço para a comunidade, que lotou o plenário da Câmara. As pessoas presentes manifestaram sua indignação com a situação das rodovias da região e também a forma de como o Oeste catarinense encontra-se atualmente abandonado.

Conforme destacou o prefeito Daniel Kothe, as rodovias catarinenses, principalmente no oeste, estão passando por dificuldades. “Na semana passada, estivemos em Florianópolis fazendo um movimento com o governo do estado no sentido de ter uma resposta positiva quanto aso trabalhos na SC-160, que é a rodovia que corta o nosso município”, destacou.

Na reunião desta segunda, foi cobrado do DNIT agilidade nas obras de recuperação das BRs 282 e 158. “Infelizmente, a burocracia neste país acaba inviabilizando muitos projetos. Quem paga o preço disso tudo é a sociedade, são os nossos empresários que acabam tendo que botar seus caminhões, transportar a nossa produção, nessas vias com esta situação lastimável; são os que andam no dia a dia e que estão no risco de sofrer acidentes por conta das condições das estradas. Tudo isso quem paga é a sociedade”, aduziu o prefeito Daniel.

O chefe do executivo disse esperar que, nos próximos dias, a situação seja efetivamente resolvida pelo Governo Federal. “A sociedade precisa ajudar a fazer essa pressão, para que todos os órgãos do Estado, seja o legislativo, seja o executivo e o judiciário, todos eles cumpram com suas responsabilidades. Acredito que o Diretor do DNIT tenha tido um choque de realidade, conhecendo como está a situação destas rodovias, o que estamos enfrentando e o risco que elas oferecem à nossa população aqui do oeste”, concluiu Kothe.