Saudades realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Foi realizada na quarta-feira (12), no centro de convivência dos idosos, em Saudades, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e teve como tema central: garantia de direitos no fortalecimento do SUAS.

Estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), vereadores Alécio Jahnke, Jones Mohr e Marilise Warmling, secretários Alexandre Schuh (Assistência Social), Jacinto Kreutz (Agricultura), Alison Ivonei Hoss (Educação), José Ricardo Ternus (Saúde) e Rogério Sehnem (Administração), Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Natalina Esperotto Badziak, além de representantes da sociedade civil.

A palestra ficou a cargo da Assistente Social Roselaine Camatti, onde foi tratado sobre o Sistema Único de Assistência Social. “O encontro tem o objetivo de conferirmos como está a assistência social a nível de país, de estado e de município, e a partir do debate dos participantes, propor novas ações e estratégias para estes entes, para os próximos dois anos”, destacou.

Ainda, de acordo com Roselaine, os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a assistência social e ações que estão sendo desenvolvidas no município. “A partir das propostas, busca-se qualificar e ampliar os serviços que já vêm sendo desempenhados pelas equipes tanto do CRAS e também pela gestão da assistência social do município”, completou.

O Secretário de Assistência Social Alexandre Schuh ressalta que já existe um histórico de conferências em Saudades. “Nos sentimos muito gratos por poder colaborar em mais um passo dentro do nosso município, na área da assistência social. A conferência foi muito importante, pois tratou das questões do SUAS e pudemos debater vários assuntos para melhorarmos cada vez mais a assistência social em nosso município, além de nortear o atendimento aos públicos prioritários”, pontuou.

Para o Secretário, o evento vem ao encontro dos pleitos da população, que vem cada vez mais buscando qualidade no atendimento e nos programas. Atualmente, os públicos prioritários da assistência social são usuários do Bolsa Família, idosos, adolescentes, sendo uma gama ampla de pessoas atendidas.

A Conferência Municipal de Assistência Social é realizada a cada dois anos. “Trabalhamos desta forma, até para termos um tempo hábil para colocar em prática o que é debatido nos encontros. Estamos realizando essas conferências para atingir nossos objetivos enquanto município e fazermos a nossa parte na promoção das políticas públicas”, conclui o Secretário Alexandre.