Cooperitaipu recebe certificação para manejo de carnes

Na manhã da última segunda-feira (17), o Gerente de Unidade da Cooperitaipu de Saudades, Marcelo Wiebbelling, acompanhando do técnico agrícola Idilvan Gubiani, estiveram na prefeitura, onde receberam o Certificado de Inspeção Municipal para manejo de carne, embutidos e derivados.

Fizeram a entrega do documento, o prefeito Daniel Kothe, o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz e o médico veterinário do município João Zeni.

Segundo o médico veterinário João Zeni, responsável pelo serviço de inspeção, esta mudança será benéfica tanto para quem fiscaliza quanto para quem é fiscalizado, mas o maior beneficiário será o consumidor, que poderá encontrar um mix de produtos diferenciados nos supermercados. “Os dois supermercados, agora qualificados como entrepostos, têm permissão para comprar a carne de frigoríficos e ainda manipulá-la, seja para fracionar em porções menores, moer, temperar e reembalar. Os mesmos se comprometem a informar a procedência das carnes, ter locais específicos e adequados”, frisou.

De acordo com o Secretário Jacinto Kreutz, este é mais um estabelecimento que está se qualificando para fornecer um produto de alta qualidade para os consumidores e, principalmente, com garantia de procedência.

“No frigorífico, é necessário ter algum serviço de inspeção, seja municipal, estadual ou federal. A partir deste momento, quando a carne entra no supermercado, ela pode ser vendida in natura ou congelada sem problema nenhum, desde que tenha procedência. Mas, para manipular a carne, fazer cortes e temperar, tanto a carne de frango, quanto a carne de gado e a carne suína, ou seja, qualquer produto de origem animal, é necessário o serviço de inspeção, pois são adicionados temperos nessa carne, o que necessita de um registro e um acompanhamento para ver se isso realmente não é prejudicial às pessoas”, explica Jacinto.

Atualmente, o município de Saudades conta com dois estabelecimentos certificados para comercialização de carnes temperadas. “Eles se preocuparam com isso, se preocuparam com o consumidor e têm esse objetivo de realmente oferecer um produto de qualidade e com garantia, pois além da inspeção municipal, que é acompanhada por um veterinário, também nestes estabelecimentos há um acompanhamento da Vigilância Sanitária, que cuida a parte de higiene e demais cuidados para lidar com estes produtos”, finaliza o Secretário Jacinto.