Exames de ultrassonografia para gestantes estão sendo oferecidos pela Secretaria da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Saudades instalou, no mês de junho, na Unidade Básica de Saúde da Sede, o aparelho de ultrassonografia, que é de propriedade do Hospital.

De acordo com o Secretário José Ricardo Ternus, o aparelho estava parado, há mais ou menos dois anos, por falta de demanda. “O aparelho é novo, estava encaixotado ainda, por falta de necessidade no Hospital. Ninguém operava e estava sem uso”, comenta.

Como a Secretaria da Saúde tem um programa que oferece dois exames de ultrassonografia às gestantes, por gestação, havia esta necessidade de instalar o aparelho. “Agora, o aparelho está instalado e o Doutor Jorge faz os exames uma vez por semana, aqui na Unidade de Saúde, mas apenas nessa parte de ginecologia e obstetrícia, ou seja, não está fazendo ultrassom de braços, pernas, joelhos etc.”, completa Zé Ricardo.

Os resultados, segundo o Secretário da Saúde, estão sendo positivos. “Nós queremos aproveitar essa oportunidade para agradecer à Associação Hospitalar, que é parceira da Secretaria da Saúde, assim como nós também procuramos sempre ajudá-los da forma que a gente pode. É desse jeito que vamos melhorando a saúde pública em nosso município. Temos duas funções contrárias, pois nós procuramos fazer tudo para que as pessoas não fiquem doentes, e o hospital precisa de doentes para se manter de portas abertas. Mas, uma instituição complementa a outra, e é por isso que precisamos ficar próximos para ajudar a população de Saudades, já que este é o nosso objetivo”, finaliza Zé Ricardo.