Secretaria de Agricultura e SAMAE de Saudades oferecem exames de análise de água a participantes do Programa De Olho na Qualidade

Na última quinta-feira (20), a Secretaria da Agricultura e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Saudades, em parceria com a Cooperativa Regional Itaipu, filial de Araçazinho, fez a entrega de laudos das análises de água feitos nas propriedades participantes do curso De Olho na Qualidade. Este curso é realizado pela Itaipu, que incentiva as melhorias nas propriedades e, em contrapartida, o município auxilio na realização das análises de água consumida nessas propriedades.

Estiveram presentes, o gerente da filial de Araçazinho Cleverson Lang, técnico da filial Gelson Tortelli, prefeito Daniel Kothe, Secretário da Agricultura Jacinto José Kreutz, Secretário da Saúde Jose Ricardo Ternus, Diretor do SAMAE Gerson Fröhlich, química responsável do SAMAE Claudia Schuh Both e famílias participante do curso.

O prefeito Daniel Kothe abordou sobre as ações da municipalidade e do SAMAE, que é a autarquia que presta o serviço de abastecimento de água no município de Saudades. Além disso, destacou também a importância da água, e a necessidade da mesma, essencial para proporcionar qualidade de vida às famílias.

O Secretário Jacinto Kreutz destacou que “temos que ter cada vez mais cuidado com o meio ambiente e, entre os recursos disponíveis dentro das propriedades rurais, é a água. Um dos mais importantes”. Atualmente, as indústrias estão cada vez mais focadas em produzir um alimento de qualidade e um dos elementos essências para a produção desses alimentos é a agua, que precisa ter qualidade.

“Vamos reforçar esta parceria com a Cooperativa Itaipu. Já definimos que todos os associados que fizerem esta capacitação terão a análise da água realizada pelo SAMAE, sem nenhum custo”, completou o secretário Jacinto.

Em seguida, a química responsável pelo laboratório do SAMAE, Cláudia Schuh Both, falou às famílias sobre análises de água, onde elas são divididas entre físico-química e microbiológicas, que analisa a presença de coliformes totais. Nas análises, realizadas com frequência pelo SAMAE, sempre são detectadas algumas amostras com presença de coliformes. Assim, para fazer o uso dessa água, tanto para o consumo humano como para os animais, devem-se se ter alguns cuidados como, por exemplo, utilizar cloro para fazer o tratamento da mesma.