Produtores saudadenses participam da Agroleite

Entre os dias 15 a 19 de agosto, aconteceu na cidade de Castro, no Paraná, a Agroleite 2017. O técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura de Saudades, Jones Mohr, juntamente com os produtores Leonardo Stülp, Tiago Jank e Leonardo Ruver participaram da feira.

Conforme o técnico Jones Mohr, a feira – que é realizada na Castrolanda, nome dado em alusão às semelhanças com a Holanda, país referência na produção de leite – acontece no berço da tecnologia no setor leiteiro, não só referência no estado do Paraná, mas em todo o Brasil.

“Levamos os produtores para estarem observando as novas tecnologias, genética animal, entre outras novidades no setor. Como é um evento específico sobre a questão leiteira e como nosso município tem uma bacia muito grande e em destaque na produção de leite na região, com a perspectiva de produção de 60 milhões de litros de leite neste ano e com um rebanho de mais de 12 mil cabeças de gado, a gente precisa estar buscando novas alternativas de produção. E nada mais significativo do que visitar feiras desse nível”, destacou Jones.

De acordo com o técnico, infelizmente os animais não podem ser trazidos para o estado, em função da barreira sanitária para prevenção da Febre Aftosa. Jones avaliou positivamente a participação dos saudadenses no evento. “Foi muito produtivo e bem diversificado no que a gente buscou”, concluiu o representante da Secretaria de Agricultura.

Sobre a feira

O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. Ele acontece no mês de agosto na cidade de Castro (PR), capital nacional do leite e busca, através de sua programação, apresentar o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo.

Seus atrativos são extremamente notórios em função da seriedade com que se tratam os assuntos relacionados a área, tendo como complemento a exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas.

Durante o evento, também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Há também um espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura importantes setores produtivos da realizadora do evento.