Prefeito Daniel participa de inauguração do radar meteorológico em Chapecó

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, juntamente com o Diretor de Projetos e Planejamento Anderson Lenhardt e Agente de Defesa Civil Pedro Heizen, estiveram participando, na última sexta-feira (25), em Chapecó, da inauguração do radar meteorológico do oeste de Santa Catarina.

Até então, a região não contava com a cobertura de um radar desta natureza. Conforme o prefeito Daniel, este é um passo muito importante, especialmente para a população que vive no município, que é uma região de vales e, por consequência, sofre com problemas de enchentes.

“É essencial que tenhamos informações precisas e em tempo real sobre as condições climáticas. Isso tudo se aplica para a questão de excesso de chuvas, temporais e também para a agricultura, uma vez que se a gente tem o monitoramento e condições de estabelecer uma estimativa de volumes e períodos de chuva, isso facilita para que o agricultor possa decidir na hora da colheita e do plantio”, enfatizou o chefe do executivo.

O investimento realizado foi de R$ 14 milhões para montagem da estrutura do radar meteorológico. Junto com este aparato, existe ainda uma sala de situação, localizada em Maravilha, onde será instalada a central de monitoramento, em caso de emergências, visando respostas rápidas em caso de situações adversas.

Repasse de informações

Uma das funções da Defesa Civil é o repasse de informações à sociedade. Com as informações recebidas a partir do radar meteorológico, o município poderá desenvolver uma série de ações planejadas que precisarão ser aplicadas junto à população, a partir de um plano de contingenciamento.

De acordo com Kothe, o sistema de repasse de informações ainda está em fase de testes. No município de São Carlos, isso está ocorrendo por meio de cadastro do número de celular junto à Defesa Civil do estado, sendo que as informações são repassadas via SMS.

“Hoje, os dados que são captados por meio das fotos do radar, estão sendo tratados pela Epagri/Ciram, que já é um centro que há muitos anos atua em Florianópolis, e posteriormente são distribuídas para a rede de informação”, explica o prefeito Daniel.

Os Agentes de Defesa Civil dos municípios estarão a par destas informações e, tendo o plano de contingenciamento, o próprio município montará uma rede de informações, que poderá ser utilizada mediante a possibilidade de situações anormais. “Tudo isso vai nos ajudar bastante e, principalmente, nos dar a base para tomar decisões” finaliza Kothe.