Nota de repúdio às atitudes de racismo ocorrido na partida da ADAF Saudades x ASME São Miguel

A Associação Desportiva Amigos do Futsal de Saudades – ADAF Saudades, vem a público, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio e dizer da sua preocupação com relação ao relato de racismo, ocorrido no último sábado, dia 02 de setembro, no jogo da ADAF Saudades frente à equipe da ASME São Miguel, válido pela Liga Catarinense de Futsal.

Vimos uma cena por parte de um torcedor da ASME São Miguel, contra um atleta da ADAF Saudades, onde este sofreu uma falta e estava caído no chão, quando um torcedor em voz alta gritou “levanta seu macaco”. Este fato ocorrido é profundamente lamentável, e chamam a atenção para a necessidade urgente de discutirmos mais profundamente o racismo e toda e qualquer forma de discriminação no esporte.

Não podemos tolerar o questionamento de identidade étnica, sexual, de gênero, religiosa ou de qualquer natureza.

Assim, a ADAF Saudades, com este ato, se solidariza com nosso atleta, pelo constrangimento e discriminação recebida. Também reforçamos que estamos aqui se manifestando contra o ato específico do torcedor que estava no ginásio, não contra a equipe da ASME, bem como não queremos generalizar contra os demais torcedores e a população de São Miguel do Oeste. Temos certeza que não é somente a equipe da ADAF Saudades, mas também as outras equipes da competição também repudiam essas atitudes.

Esta semana a logo da ADAF Saudades ficará preta e branca, sendo que reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação de preconceito, historicamente discriminados nesse país.