Exército Brasileiro realiza seleção em Saudades

Na manhã da segunda-feira (11), o Exército Brasileiro, por meio do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada (14º RC MEC) de São Miguel do Oeste, esteve no município de Saudades, onde realizou o processo seletivo com jovens que se alistaram, para atuar no serviço militar ou ser dispensados.

De acordo com o Tenente Andrade, Delegado do Serviço Militar, a comissão de seleção é composta por médico, dentista, dentre outros militares que realizaram testes físicos e entrevistas com os jovens. Saudades, desde o ano passado, passou a ser um município tributário.

“Temos duas modalidades: os municípios tributários e os não-tributários. O tributário é aquele que é contribuinte com cidadãos para o ingresso nas Forças Armadas. Então, o cidadão se alista e não é dispensado da seleção, como ocorre com os municípios não-tributários. Após o alistamento, o jovem participa da seleção geral, como estamos realizando aqui”, explicou o Tenente Andrade.

Os jovens que forem aptos em todos os exames, permanecerão no processo seletivo para, posteriormente, verificar quem está selecionado ou quem está dispensado do Serviço Militar. “Aqueles que forem considerados inaptos na seleção geral, basicamente na inspeção de saúde, já serão definidos e avisados que estão fora do processo seletivo de ingresso nas Forças Armadas”, comentou Andrade.

Estes jovens já podem procurar a Junta de Serviço Militar, localizada na prefeitura, para realizar o pagamento da taxa do documento para requerimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Os demais, que forem aptos na seleção, deverão acessar o site: www.alistamento.eb.mil.br , na seção “Acompanhe aqui”, para saberem sua situação. “Eu friso que isso não é imediato e deverá ser anunciado no início de janeiro. O jovem vai ficar no processo seletivo até essa data, quando saberá se foi incluído no excesso de contingente e, consequentemente, procurará a secretária da Junta para requerer seu CDI, ou então vai aparecer a mensagem que designará o jovem para participar da seleção complementar, no 14º RC MEC, em São Miguel do Oeste”, frisou o Tenente Andrade.

Se for selecionado, o jovem deverá se dirigir à Junta de Serviço Militar, para que ele tome ciência e faça a assinatura do documento da competente.

Por fim, o Tenente Andrade lembrou da importância em estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório. “Lembramos ainda aos jovens que completaram ou completarão 18 anos em 2017, que deixaram de se alistar, por qualquer motivo, que procurem a Junta de Serviço Militar até 31 de dezembro, pois não há problema algum. Eles concorrerão na seleção do próximo ano”, completou o Tenente Andrade.

A idade para realizar o alistamento compreende cidadãos dos 18 aos 45 anos. Se não estiver em dia com as obrigações militares, a pessoa enfrentará problemas, como o ingresso no ensino superior, emitir passaporte ou mesmo com seu emprego.