Secretário Zé Ricardo participa de reunião em São Miguel do Oeste

Na última terça-feira (13), o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus esteve no município de São Miguel do Oeste, onde se reuniu o colegiado de Secretários da Saúde do Extremo Oeste, para discutir a situação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

De acordo com Zé Ricardo, a preocupação é geral, pois o governo do estado de Santa Catarina está propondo uma redução de 15% nos repasses de recursos para o hospital. “Para que todos tenham uma ideia, em 2015 o hospital recebia mensalmente R$ 3 milhões do governo do estado, que dava para manter as ações para toda a região. Em 2016, esse valor baixou para R$ 2.7 milhões e, agora, estão propondo uma redução maior ainda, que representa mais ou menos a diminuição de R$ 400 mil em repasses”, explica.

O Secretário acredita que tal ação trará um reflexo negativo para toda a região, com a diminuição da prestação de serviços por parte do hospital. “Não sei quais são os serviços que serão reduzidos, mas imagino que vão começar pelas especialidades e vamos acabar tendo em São Miguel do Oeste apenas um pronto-socorro”, alerta Zé Ricardo.

Conforme o gestor, os próximos encaminhamentos já estão sendo discutidos. A nível de município, será sugerido à Câmara de Vereadores para que proponha uma moção de repúdio à Secretaria de Estado da Saúde. “Nós estaremos na quarta e na quinta-feira da semana que vem, reunidos na Assembleia Legislativa em Florianópolis, com a comissão de saúde, que é coordenada pelo Deputado Neodi Saretta, onde haverá uma audiência pública. Vamos fazer uma pressão para que esse valor não seja diminuído”, confirma.

No dia 21, acontecerá também na capital do estado a reunião bi-partite, ou seja, com a participação de representantes estaduais e municipais, onde secretários de saúde de Santa Catarina também se fazem presentes. A expectativa é de que o Secretário de Estado da Saúde, Vicente Augusto Caropreso esteja presente, onde novamente os municípios reforçarão a cobrança para que o repasse de recursos não seja diminuído. “Eu peço o apoio de nossa comunidade; quem tiver um político conhecido, que pode influenciar nessa decisão, eu conclamo que nos ajude, pois é uma necessidade grande para toda a nossa região e, com o diálogo, vamos conseguir com que esse valor repassado pelo menos permaneça”, finalizou Zé Ricardo.