Alunos da EMEF Saudades conhecem o Samae

Na semana passada, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF Saudades), visitaram as instalações do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A atividade faz parte das aulas da disciplina de ambiental.

Orientados pelo Diretor do Samae Gerson Alberto Fröhlich e pela química responsável pela autarquia Cláudia Schuh Both, os alunos conheceram um pouco mais a estação de tratamento de água, no Bairro Morada do Sol.

De acordo com a química Cláudia, o objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância que a água tem na vida das pessoas. “Auxiliamos mostrando como em nosso município se faz o tratamento de água, pois pegamos a água do rio e fizemos todo o tratamento na estação, além de fazer a desinfecção da água dos poços artesianos”, explica.

Cada reservatório da cidade é abastecido por uma fonte específica. “Por exemplo, na EMEF, onde estas crianças estudam, a captação da água é de um poço artesiano próximo ao CTG [Galpão da Amizade]”, exemplifica Cláudia.

No entendimento da química Cláudia, é importante que as crianças conheçam a importância de se preservar os rios e mananciais, evitando também que o esgoto atinja essas fontes de recursos naturais. “Quanto mais limpa for a água do rio, mais fácil fica para a gente tratar”, conclui.