Secretaria da Agricultura de Saudades avalia programas e ações

Nesta semana, o técnico em agropecuária Jones Mohr realizou a avaliação de alguns programas que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura, bem como outros que serão lançados em breve, além dos serviços prestados aos produtores rurais do município.

Cadastro Ambiental Rural

De acordo com Jones, 95,8% das propriedades do município já realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O sistema continua apto para a realização e os produtores que não fizeram o CAR de sua propriedade podem se dirigir à Secretaria da Agricultura que estará sendo confeccionado”, explica.

O documento é importante pois, sem ele, há uma série de restrições para os proprietários rurais, desde a impossibilidade de se fazer transferências de áreas de terras até limitações para realização de custeios agrícolas e agropecuários, sendo que as instituições bancárias estão exigindo o CAR.

Recolha de bovinos mortos

O programa de recolha de bovinos mortos nas propriedades rurais teve início no mês de agosto. Neste primeiro mês, foram recolhidas 53 cabeças de gado, o que gerou um custo de R$ 5.300,00 para o município.

“É um programa que está sendo satisfatório e cabe ressaltar que o custo é zero para o produtor. A única contrapartida que o produtor tem é a de deixar o animal num local acessível para o caminhão conseguir carregar”, explica Jones.

Programa Rebanho Forte

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Daniel Kothe, o Programa Rebanho Forte, que visa à certificação das propriedades rurais como livres de Tuberculose e Brucelose bovina.

Para os próximos dias, o programa deverá ser lançado, sendo que será realizado um roteiro de reuniões no interior para explicar o funcionamento do mesmo. “Esse programa vem a atingir os produtores de leite e também de gado de corte, buscando erradicar a Brucelose e a Tuberculose ou, pelo menos, diminuir drasticamente o número de casos no município”, pondera o técnico Jones.

Auxílio Terraplenagem

Continua sendo executado o programa de auxílio às terraplenagens e construção de esterqueiras e cisternas. O programa foi iniciado em 2013 e deve continuar nos próximos anos.

Para tanto, é previsto um subsídio ao produtor de R$ 3,60 por metro construído, para as terraplenagens, e de R$ 1,10 para cisternas e esterqueiras.

Programa de Melhoramento Genético Bovino

Nas palavras do técnico Jones, esse é um dos mais importantes programas tocados pela Secretaria, que vem trazendo resultados e aumentando o número de agricultores beneficiados a cada ano.

Por exemplo, em 2013 havia 36 botijões de inseminação cadastrados; hoje, são 122 botijões. Em 2016, foram licitados 10 mil litros de nitrogênio; em 2017, serão licitados 14 mil litros. No ano passado, foram compradas 9.800 doses de sêmen; neste ano, a Secretaria disponibilizará 14.300 doses.

“A partir do mês que vem, vão ter novos roteiros de abastecimento, sendo que haverá material genético de novos touros para os produtores. A descrição foi desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria e fomos bem exigentes na escolha do material genético”, completa Jones.

Assistência técnica

A Secretaria da Agricultura continua com os trabalhos técnicos diversos. Qualquer dúvida, os produtores podem passar na secretaria.

Ainda, continuam os serviços de emissão de Blocos de Produtores Rurais, CCIR, assistência veterinária, dentre outros trabalhos desenvolvidos.

Reunião do Conselho de Agricultura

Jones convida a todos os conselheiros para participarem da reunião do Conselho Municipal de Agricultura, que será realizada no dia 03 de outubro, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Saudades.

“Serão tratados assuntos de interesse de todos os munícipes. Por isso, necessitamos reunir o conselho, para que tenhamos algumas opiniões e ideias e para que eles nos deem o aval. É de fundamental importância o comparecimento dos conselheiros”, conclui o técnico Jones.