DMER de Saudades dá continuidade a serviços no interior e na cidade

A Secretaria de Infraestrutura de Saudades, que abrange o DMER, manteve nesta semana intensos serviços no interior e no perímetro urbano do município.

Conforme relata o Secretário Flávio Hübner, a ênfase dos trabalhos se deu na recuperação de estradas. “Estamos com equipes trabalhando em vários locais diferentes. Uma equipe está na Linha Lageado Pedro, fazendo a abertura das estradas, alargamento das vias e troca de bueiros. Tivemos outra equipe trabalhando nas Linhas Coxilha e Solteiro”, resume Flávio.

Flávio aponta ainda que, nesta semana, será feita a instalação do rompedor na escavadeira hidráulica. O equipamento foi adquirido pela municipalidade. “Isso vai nos ajudar bastante quando for necessário romper rochas e também na parte do serviço da britagem, pois hoje temos dificuldades devido ao tamanho das pedras. É um investimento que fizemos para que, cada vez mais, o nosso britador possa ter um melhor rendimento, possibilitando que as estradas do interior sejam melhores”, completou o Secretário.

Na cidade, um importante trabalho foi executado na cabeceira da ponte sobre o Rio Taipas, na Rua Padre Antônio Vieira. O prefeito Daniel Kothe, junto com o Secretário Flávio esteve vistoriando a obra.

“A Rua Padre Antônio Vieira já recebeu muitos investimentos por parte da administração municipal e havia uma demanda, por parte do legislativo, inclusive sendo uma indicação feita pelos vereadores, reivindicando para que se fizesse ainda essa melhoria, num local que foi danificado pelas enxurradas”, aduziu.

A obra demandou duas semanas de trabalho, sendo que foram utilizadas mais de 50 cargas de pedras e 11 metros de concreto usinado, além do serviço de mão de obra executado pelo DMER.

Além disso, há outras importantes obras em andamento, como as cabeceiras da ponte na Linha Santa Catarina, na divisa com a Araçazinho. “Acredito que, nos próximos dias, teremos a instalação do kit de transposição, pois as cabeceiras já estão prontas. Toda a parte técnica já está resolvida, a empresa responsável já fez a vistoria na terça-feira e concluiu que está tudo correto, graças a um bom trabalho da nossa equipe. Agora, vamos aguardar e em breve haverá a instalação da ponte, de 15 metros”, completou Kothe.

De acordo com o prefeito, essa é a última grande ponte que havia sido destruída com a enchente de 2015 e ainda não havia sido reconstruída. Kothe ressalta que já há outro projeto em andamento, para o município fazer a compra de mais um kit de transposição, para ser instalado sobre o Rio Araçá, próximo ao Distrito de Juvêncio, onde há um “afogamento” do rio e há um trânsito muito grande de veículos.

“Vamos estudar o nosso orçamento, como vai se comportar até o final do mês e, dentro das possibilidades, queremos licitar esse kit de transposição e se possível instalá-lo até o final do ano. São grandes desafios a serem realizados, há uma grande demanda, mas tenho certeza que com a economia que estamos fazendo e com todo o cuidado que a nossa equipe está tendo com o dinheiro público, vai ter um recurso a mais para que possamos fazer mais esse investimento”, finalizou o prefeito Daniel.