Mais um roteiro de entrega de Kits do Programa Primeiros Passos é realizado

Nesta semana, as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social realizaram a entrega de mais kits, por meio do Programa Primeiros Passos.

Participaram das entregas, a primeira-dama e coordenadora do Programa Liane Vitali Kothe, segunda-dama Zenaide Prestes e Secretário de Assistência Social Alexandre Schuh.

De acordo com o Secretário Alexandre Schuh, o objetivo das visitas é acompanhar as famílias. “Entendemos que o Programa Primeiros Passos veio de um anseio da comunidade e está dando um bom retorno para a comunidade. É uma forma de estarmos presentes e demonstrar o apoio das secretarias junto a estas famílias, neste momento que é especial para eles, que é a vinda de um filho”, disse.

Alexandre lembra que muitas vezes, a equipe não encontra as famílias em casa; por isso, as mães que ainda não receberam seu kit, podem passar na Secretaria de Assistência Social para retirá-lo. A entrega dos kits é contínua, durante todo o ano.

Conforme a primeira-dama e coordenadora do Programa Primeiros Passos Liane Vitali Kothe, ao comemorar os quatro anos do programa, o sentimento é de felicidade, por conseguir continuar oferecendo esse serviço público tão importante a um grande número de pessoas.

“Quando criamos o programa Primeiros Passos, nos focamos principalmente em dois grandes objetivos: o primeiro, em universalizar o atendimento às crianças, pela grande importância da educação na primeira infância; e o segundo foi de garantir que as mães trabalhadoras pudessem ter autonomia. As mulheres, que a cada dia conquistam mais espaço no mercado de trabalho, têm a necessidade de um lugar seguro e de qualidade para deixar seus filhos. E isso, o poder público municipal, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde está garantindo”, frisou Liane.

Sobre o Programa Primeiros Passos

O Programa Primeiros Passos foi lançado oficialmente no dia 05 de outubro de 2013, pela Administração Municipal de Saudades, sendo pioneiro em toda a região.

O programa foi pensado, tendo em vista o grande número de crianças matriculadas na rede municipal de ensino, considerando que os anos iniciais são fundamentais na formação humana. Assim, a Administração propôs um Programa articulador das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, que contempla crianças até os 10 anos de idade, além de gestantes do município.

Os principais diferenciais do Programa são, entre outros: horário diferenciado de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde; 6 refeições diárias às crianças; cerca de 950 crianças atendidas; atendimento multiprofissional, com professores, pediatra, nutricionista, psicóloga e obstetra/ginecologista; déficit zero de vagas na educação infantil.

Além disso, algumas novidades foram incrementadas ao programa, como:

– Exame de ultrassonografia para as gestantes na Unidade Básica de Saúde do Centro;

– Orientação odontológica às crianças;

– Oficina de contação de histórias;

– Prosseguimento nas obras para conclusão da Escola Nova.

Evento em comemoração aos 4 anos do Primeiros Passos

No dia 30 de setembro, a partir das 13:30 horas, acontece na Praça Central o evento em comemoração ao Dia da Criança e também aos 4 anos do Programa Primeiros Passos, onde haverá a inauguração do novo parque e também serão disponibilizados brinquedos infláveis às crianças.

Todas as famílias saudadenses estão convidadas a participar.