Secretário Alison Hoss aborda participação da Educação no Programa Primeiros Passos

Por ser uma área estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do município, do estado e do país, a educação foi – e continua sendo – uma das grandes prioridades da administração de Saudades.

Não é à toa que, em 2013, logo no início do governo, foi lançado o Programa Primeiros Passos, que engloba com força total a Secretaria de Educação, conjuntamente com a Saúde e a Assistência Social. Em 2017, o Programa completa 4 anos, e os avanços já são nítidos.

Conforme o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, o trabalho está tendo continuidade, com o intuito de atender as crianças do município e dar um acompanhamento especial a todas elas e às famílias. “Atualmente, temos em torno de 950 alunos contemplados pelo Primeiros Passos, tanto nas creches como na EMEF. Esse programa trabalha com crianças até os 10 anos, com um acompanhamento especial, para que elas se tornem jovens e adultos mais preparados para enfrentar o dia a dia”, pondera.

O município mantém hoje 09 Centros de Educação Infantil, sendo os seguintes: Pró-infância Aquarela; Aquarela Casa; Cantinho Alegre; Trenzinho Alegre; Pequeno Príncipe; Balão Mágico (Santo Antão); Borboleta Alegre (Alto Maipu); Criança Feliz (Distrito de Juvêncio); e Cinderela (Distrito de Juvêncio). Além disso, no ensino fundamental, conta com a EMEF Saudades.

“O Primeiros Passos é um Programa que tem cada vez mais a expectativa de estar atendendo todas essas crianças. Um dado importante que nos deixa muito felizes é que o déficit de vagas na Educação Infantil é inexistente, ou seja, é zero. Isso é um feito a ser comemorado, pois, a nível de estado e de Brasil, são muito poucos os municípios que têm essa capacidade e essa condição de atender a toda a demanda”, afirma Alison.

Além disso, outras ações por parte do poder público são oferecidas, como: horário diferenciado de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde; 6 refeições diárias às crianças; atendimento multiprofissional, com professores, pediatra, nutricionista, psicóloga e obstetra/ginecologista.

Ainda, algumas novidades foram implantadas, dentre as quais se destacam: exame de ultrassonografia para as gestantes na Unidade Básica de Saúde do Centro, orientação odontológica às crianças e oficina de contação de histórias. “Também, temos uma expectativa bastante grande de concluir a Escola Nova até o final do ano, pois as obras estão bem adiantadas”, pontua o Secretário.

Outro destaque é o investimento realizado na Praça Central, com a instalação do novo parquinho para as crianças. Os investimentos, realizados pelo município, somam R$ 44.500,00.

Sábado acontece o evento em comemoração aos 4 anos do PPP

O Secretário Alison convida todas as famílias para prestigiarem o evento em comemoração aos 4 anos do Programa Primeiros Passos, onde será também inaugurado o parque infantil e haverá brinquedos infláveis para as crianças.

Será neste sábado, dia 30 de setembro, a partir das 13:30 horas, na Praça Central de Saudades.

“Teremos cerca de 9 brinquedos infláveis às crianças e também haverá a inauguração do parque infantil. Além disso, disponibilizaremos lanches para as crianças e aproveitamos para convidar as famílias, para que tragam seu chimarrão, sua pipoca e venham participar dessa tarde divertida”, conclui Alison.

LEMBRETE: As crianças da rede municipal de ensino terão direito a lanche gratuito no dia do evento. As fichas estão sendo encaminhadas pela Secretaria da Educação aos alunos. Pedimos aos pais que tragam as fichas no sábado.