Saúde de Saudades será avaliada pelo PMAQ

A Secretaria da Saúde de Saudades terá seus serviços avaliados, no mês de outubro, pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), desenvolvido pelo Governo Federal.

A avaliação acontece no dia 23 de outubro, onde representantes do Ministério da Saúde estarão em todas as unidades do município, conversando com os profissionais e com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando, assim, a chamada avaliação externa.

De acordo com a enfermeira Fabiane Lasch, antes disso, a Secretaria da Saúde precisará se organizar e realizar sua autoavaliação. Esta avaliação interna acontecerá no dia 05 de outubro, próxima quinta-feira (05), à tarde, onde todas as unidades de saúde do município estarão fechadas neste período.

“Gostaríamos da compreensão de todos os munícipes saudadenses, pois precisamos parar e realizar essa avaliação. Temos que estar em dia com isso, para informar ao Ministério da Saúde antes da avaliação externa pelo PMAQ. No dia 23, que é uma segunda-feira, solicitamos e esclarecemos que algumas pessoas que estarão nas unidades de saúde serão entrevistadas pelos representantes do Governo Federal. Pedimos que todas respondam corretamente aos questionamentos”, conclui Fabiane.

O que é o PMAQ

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.

A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.