JTI desenvolve projeto “Pensar no Futuro é Agir no Agora”

O projeto pioneiro “Pensar no Futuro é Agir no Agora” é uma iniciativa da unidade JTI, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), importante núcleo da agroindústria fumageira do Brasil, situada na região que, em 2016, foi responsável por mais de 99% dos embarques para exportação de tabaco, o equivalente a US$ 2,09 bilhões e 481 mil toneladas.

O tabaco é o 6º produto na pauta do agronegócio brasileiro. O País é responsável por aproximadamente 30% dos negócios mundiais do produto, disputados por 90 países. Em 2016, foram 483 mil toneladas e US$ 2,12 bilhões exportados, sendo a Região Sul responsável por mais de 99% dos embarques (US$ 2,09 bilhões e 481 mil toneladas).

Apesar de o primeiro semestre ter fechado com queda de -15% nas exportações brasileiras de tabaco, pesquisa conduzida pela PriceWaterhouseCoopers e encomendada pelo Sindicato Interestadual bom da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) aponta uma tendência de recuperação até o final do ano, quando deverão ser embarcadas de -2% a +2% de tabaco em folha, tanto em dólares como em volume, em relação ao ano passado.

Segundo o técnico da Secretaria da Agricultura Jones Mohr, com o objetivo de criar um ambiente mais saudável nas propriedades dos produtores integrados, a JTI realizou uma coleta no município de Saudades com o apoio da secretaria da agricultura, onde foram feitas coletas em 31 produtores integrados à JTI no município, totalizando 3240 kg de lixo recolhido. Esse trabalho foi condenado pelo Orientador da área Rogério José Wildner e o Supervisor de Produção da Filial de Pinhalzinho Rudiberto Antônio Mohr.