UBS do Bairro Lage de Pedra conta com aparelho de eletrocardiograma

Foi realizada nesta semana, a instalação de um aparelho de eletrocardiograma na Unidade Básica de Saúde do Bairro Lage de Pedra. Agora, todas as unidades básicas de saúde do município de Saudades contam com aparelho próprio para realização dos exames.

A enfermeira Fabiane Lasch ressalta que o aparelho é de extrema importância, uma vez que hipertensos, pessoas com doenças crônicas e em situação pré-operatória terão mais comodidade na hora de realizar o exame. “Para todas essas situações, vamos facilitar a nossa demanda”, resume.

Além disso, em casos de urgência e emergência, haverá maior agilidade na prestação do serviço, uma vez que os pacientes não precisam mais se dirigir à UBS da sede. “Alguém que chegue na unidade passando mal ou com pressão alta, poderá realizar na hora o eletrocardiograma”, frisa Fabiane.

O município mantém, ainda, uma parceria com o estado de Santa Catarina, por meio do programa Tele-Saúde, onde o exame é feito e as imagens são enviadas para análise de um profissional cardiologista em Florianópolis, que emite o laudo; apesar do procedimento demorar alguns dias, o médico da Unidade de Saúde já poderá interpretar os resultados do eletrocardiograma.

Fabiane lembra ainda que, fora os casos de urgência e emergência, as demais pessoas que necessitarem fazer o exame de eletro deverão realizar agendamento. Os exames de rotina devem ser solicitados por um profissional médico.

O auxiliar em administração Marcos Giehl, responsável pela instalação do equipamento, destaca que até o momento, foram realizados mais de 800 exames, com dois aparelhos; com um terceiro equipamento em operação, este número deve aumentar. “Temos uma expectativa que as pessoas procurem com mais frequência a Unidade de Saúde, uma vez que todas agora estão equipadas com aparelhos de eletrocardiograma, o que facilitará a realização dos exames”, finaliza.