Palestra aborda cuidados com a saúde cardíaca

Foi realizada na noite da última terça-feira (24), numa parceria entre Casa da Amizade, Lions Club e Secretaria da Saúde de Saudades, uma palestra com o médico cardiologista Dr. Wilton César Eckert, com o tema: “Cuide-se – uma vida saudável é a maior prova de amor que você pode dar ao seu coração”.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, presidentes e membros dos clubes de serviço, além de expressivo número de pessoas da comunidade saudadense.

Dentre os temas abordados durante o encontro, estiveram a necessidade da prática constante de exercícios físicos, os cuidados com a alimentação, além de fatores de risco que contribuem para o surgimento de doenças cardíacas, como o sedentarismo, o tabagismo e o uso excessivo de álcool.

Nas palavras do Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, a palestra foi de extrema importância, pois tratou sobre a prevenção, que é o melhor jeito de combater qualquer doença. “Penso que foi uma palestra diferente e as pessoas que estiveram presentes aprenderam alguma coisa a mais. Isso sempre vem para somar às ações da Secretaria da Saúde, pois, quando conseguimos falar com um grupo de pessoas maior, fazemos um trabalho de prevenção de forma mais eficiente. Vamos continuar trabalhando dessa forma”, disse.

O prefeito Daniel Kothe, em suas considerações, agradeceu a parceria com os clubes de serviço, em especial, o Lions e a Casa da Amizade, destacando também o empenho do palestrante em repassar informações às pessoas, bem como agradeceu à comunidade que se fez presente.

“A parte da atenção básica, que é a tarefa dos municípios, na área da saúde, tem algumas coisas que precisam ser trabalhadas com mais ênfase. O acolhimento é uma dessas tarefas, pois aí é a porta de entrada no SUS. Mas a parte de orientação das pessoas para os cuidados com a saúde também é de extrema importância, e a palestra foi nesta direção, ou seja, que precisamos ter cuidados e orientações para nos prevenirmos das doenças”, destacou Kothe.

Conforme o chefe do executivo, a orientação às pessoas, à medida que vai criando consciência nos cidadãos, gera maior qualidade de vida e mais saúde. “Consequentemente, vamos ter uma situação de longevidade maior, na medida em que as pessoas tomam por hábito ter o cuidado com a sua saúde. Assim, quero agradecer a todos que participaram da palestra e sei que, quem se fez presente, teve uma aula muito importante sobre o que fazer para melhorar a qualidade de sua saúde”, concluiu Daniel.