Marta Suplicy garante recursos para cultura a municípios do Oeste

O primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), construído com dinheiro do Governo Federal em Santa Catarina, foi inaugurado na quarta-feira (23), em Chapecó, com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy. A obra teve investimentos na cifra de R$ 2,3 milhões.

Além da inauguração do CEU, a Ministra da Cultura esteve, em conferência com empresários e lideranças da região, explicando sobre a implantação do Vale Cultura, outro importante programa de iniciativa do Governo Federal.

O projeto prevê um vale mensal de R$ 50 para shows, compra de instrumentos, livros e revistas, entre outras atividades culturais. As empresas que aderem ao projeto têm seu imposto de renda deduzido, referente ao valor repassado. “Antigamente, a preocupação era fornecer ao brasileiro condições dignas para alimentar-se. Hoje, graças aos avanços das políticas do Governo Federal, estamos num patamar mais elevado, onde podemos oferecer a possibilidade das pessoas consumirem mais cultura e com mais qualidade”, disse a Ministra.

Ainda durante a visita de Marta Suplicy, através de articulação do deputado estadual Dirceu Dresch, prefeitos da região discutiram, junto com a Ministra, a liberação de recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).  Em uma reunião reservada na sede da prefeitura, Dresch e  prefeitos do Oeste pleitearam recursos para projetos de cultura e lazer.

Conforme o deputado, pelo menos 16 municípios da região já preencheram todos os requisitos e apresentaram o plano de trabalho exigido para terem acesso aos recursos do fundo. A ministra garantiu que irá agilizar o procedimento final de cadastro das prefeituras que apresentaram os planos de trabalho e colocou a equipe  do ministério à disposição para auxiliar os municípios.

Para o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, essas iniciativas na área cultural são de extrema importância para o desenvolvimento da região, pois possibilitam o acesso da população a diferentes formas de conhecimento. “Estamos agora aguardando o lançamento de programas para municípios com menos de 50 mil habitantes, para efetuarmos o cadastro e termos acesso aos programas na área da cultura”, explica.

Ainda de acordo com Daniel, outro ponto importante do encontro foi o lançamento do Vale Cultura, iniciativa importante para oferecer oportunidades de acesso à informação aos trabalhadores. “Queremos estimular as empresas do nosso município a aderirem ao Vale Cultura, para que os nossos munícipes também tenham acesso a este benefício”, conclui o prefeito.