Rotary Club promove palestra alusiva ao Novembro Azul

Na noite da terça-feira (07), foi realizada no Clube XV de Novembro, palestra promovida pelo Rotary Club de Saudades, com o apoio da Administração Municipal, por intermédio da Secretaria da Saúde.

A palestra foi proferida pela psicóloga Sandra Frozza, com o tema “Qualidade Conjugal”. Prestigiaram o evento, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus (também representando o prefeito Daniel Kothe que não pôde se fazer presente), a presidente do Rotary Club Valquíria Müller Kloh, além de outras lideranças, membros dos clubes de serviço e comunidade saudadense.

De acordo com a psicóloga Sandra Frozza, os temas abordados foram relacionados à conjugalidade. “Foram abordadas as questões dos mitos, da escolha do cônjuge, porque escolhemos determinada pessoa para a gente se unir, enfim, nestes aspectos, puxando um pouco para a saúde do homem também”, destacou. Nas palavras da profissional, os homens vêm cada vez mais buscando ajuda, tanto na vida emocional quanto no cuidado à sua saúde.

Conforme o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, o apoio dos clubes de serviço em campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul faz com que um número maior de munícipes seja atingido. “Sempre, quando um clube de serviço procura fazer algo em benefício da saúde da população, nós queremos estar próximos, pois essas campanhas de prevenção têm um reflexo direto com toda a nossa comunidade”, disse.

Além disso, como no Outubro Rosa, quando foram proporcionados exames gratuitos às mulheres, agora, com o Novembro Azul, a ação será estendida ao público masculino. “Disponibilizamos 150 exames de PSA, que vão ajudar a diagnosticar se houver alguma alteração na próstata. Isso não quer dizer que seja câncer, mas, quando aparecem alterações, é importante que seja feito o tratamento, que vai custar menos e não terá dor, fazendo com que as nossas pessoas tenham mais qualidade de vida”, completou Zé Ricardo.

Para a presidente do Rotary Club, Valquíria Müller Kloh, o intuito foi proporcionar um momento diferenciado para o casal. “Hoje, o casal enfrenta as dificuldades, tudo que vem a acontecer no dia a dia, e os dois podem aprender juntos. É uma oportunidade até de reflexão: como eu estou colaborando com meu companheiro para o crescimento ou desenvolvimento do cônjuge”, concluiu Valquíria.